Topo

Não é só Gael: homens violentos e agressores são recorrentes nas novelas

O Outro Lado - Reprodução/TV Globo
O Outro Lado Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

28/10/2017 04h00

A cena chocou o público de "O Outro Lado do Paraíso": em plena noite de núpcias, o "príncipe gentil" de Clara (Bianca Bin) se transformou num vilão agressivo e violento, e Gael (Sergio Guizé) estuprou a própria mulher, na primeira de muitas agressões que vem por aí na trama de Walcyr Carrasco. Mas o filho de Sophia (Marieta Severo) não está só: assim como na vida real, relacionamentos abusivos são comuns na ficção, e muitas cenas fortes como a da atual novela das 21h geram debate sobre a violência contra as mulheres. Listamos abaixo alguns personagens tão odiáveis quanto Gael que já passaram pela TV.

  • Renato Rocha Miranda/TV Globo

    Marcos (Dan Stulbach) - "Mulheres Apaixonadas"

    A professora Raquel (Helena Ranaldi) sofreu por muito tempo sem ter coragem de denunciar seu marido à polícia: para fugir das agressões, feitas com uma raquete de tênis, ela chegou a se mudar de cidade, mas foi perseguida por seu algoz. Seu envolvimento com Fred (Pedro Furtado) deixa Marcos ainda mais obcecado, e ele passa a perseguir o rapaz. A história acaba de forma trágica: os dois morrem num acidente no último capítulo da trama, e a professora termina grávida do namorado.

  • João Miguel Júnior/TV Globo

    Juca (Osvaldo Mil) - "A Regra do Jogo"

    A violência doméstica foi um dos pontos altos da trama. Domingas (Maeve Jinkings) era espancada com frequência e o malandro ainda fazia questão de humilhar a mulher sempre que podia. Certa vez, decidiu trancá-la no quarto enquanto transava com uma de suas amantes. Após ser expulso de casa, tentou matá-la, e, graças aos vizinhos, a agressão não termina em tragédia. No fim da trama de João Emanoel Carneiro, ela tem um final feliz ao lado do novo namorado, César (Carmo Dalla Vecchia), enquanto o ex termina na cadeia.

  • Willian Andrade/TV Globo

    Clóvis (Dalton Vigh) - "O Profeta"

    Sônia (Paolla Oliveira) acreditou nas aparentes boas intenções do empresário, com quem achou que teria um casamento feliz. Mas não demorou muito para a mocinha descobrir o lado agressivo do marido, que, além de bater na mulher, a deixa trancada em casa. Ao saber que a primeira esposa do marido foi assassinada por ele, a jovem se sente ainda mais desprotegida. Com o apoio de Marcos (Thiago Fragoso), ela toma coragem de deixá-lo, mas ainda é perseguida por ele: o tormento só tem fim com a morte do empresário.

  • Divulgação/TV Globo

    Oséas (Luís Mello) - "Morde & Assopra"

    Nem sempre, porém, os agressores têm um desfecho trágico: na trama de Walcyr Carrasco, o personagem alcança a redenção e se arrepende dos maus tratos a Lavínia (Nívea Stelmann). Inicialmente, o banqueiro batia na mulher e afirmava que era "por amor", para que ela aprendesse a ser "uma boa esposa". Enquanto ela se acerta com Fernando (Rodrigo Hilbert), ele se regenera e termina ao lado de Augusta (Cissa Guimarães).

  • Divulgação

    Baltazar (Alexandre Nero) - "Fina Estampa"

    Embora o personagem seja mais lembrado por sua relação divertida com Crô (Marcelo Serrado), o motorista era um brutamontes com a mulher, Celeste (Dira Paes), que agredia com frequência. É com o apoio da amiga Griselda (Lilia Cabral) que ela cria coragem para denunciar o marido, que fica preso durante um tempo. Ao fim da trama de Aguinaldo Silva, o funcionário de Tereza Cristina (Christiane Torloni) também se arrepende e se reconcilia com a esposa.

  • Reprodução/TV Globo

    Cigano (Roney Marruda) - "Senhora do Destino"

    Na novela, reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", a vítima era Rita (Adriana Lessa), que muito apanhou do marido, Cigano (Roney Marruda). A mãe de Lady Daiane (Jéssica Sodré) e Maikel Jackson (Agles Steib) pensa ter se livrado de vez do agressor quando começa a namorar o taxista Constantino (Nuno Mello), mas as ameaças e perseguições continuam. Cigano termina assassinado por Reginaldo (Eduardo Moscovis).

  • Thiago Prado Neris/TV Globo

    Leonardo (Jackson Antunes) - "A Favorita"

    Aqui, quem sofria nas mãos do marido era Catarina (Lilia Cabral), que vai morar com uma amiga, Stela (Paula Burlamaqui), para fugir da violência doméstica. O agressor ainda tenta se vingar de uma maneira sórdida, tentando estuprar Stela. Ele acaba, preso, no entanto, enquanto a ex-mulher resolve ir para Buenos Aires com a amiga, deixando no ar a possibilidade de um romance.

  • Reprodução

    Ralf (Oscar Magrini) - "O Rei do Gado"

    Interesseiro, o malandro só aceitou ser amante de Leia (Silvia Pfeifer) de olho no dinheiro na mulher de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e ainda se achava no direito de bater nela quando lhe desse vontade. Assim como a maioria dos agressores desta lista, teve um final trágico: ele é espancado e seu corpo é encontrado na praia, já em estado de decomposição. Marcos (Fábio Assunção), filho de Leia, assume o crime durante seu julgamento.