Topo

No Dia da Bailarina, veja famosas que começaram a carreira na ponta do pé

Reprodução/Divulgação/Record/Globo
Imagem: Reprodução/Divulgação/Record/Globo

Do UOL, em São Paulo

01/09/2017 04h00Atualizada em 01/09/2017 12h30

Caras conhecidas hoje na televisão começaram a carreira dançando. Susana Vieira, Claudia Raia e Fátima Bernardes, entre outras, eram bailarinas profissionais até descobrirem outras profissões.

Mas nunca pararam de dançar. Susana mesmo diz que até hoje é seu exercício favorito. Neste Dia da Bailarina, comemorado 1º de setembro, o UOL selecionou 5 estrelas brasileiras que começaram a carreira na ponta do pé. 

  • Divulgação/TV Globo/Reprodução

    Do clássico ao funk

    Antes de começar a atuar, em 1965, Betty Faria foi uma bailarina profissional. A eterna Tieta era uma das poucas atrizes das décadas de 1960 e 1970 que atuavam, dançavam e cantavam. Betty estreou na Globo participando de programas musicais como "Dick & Betty" em 1965. O primeiro trabalho como atriz foi na série "TNT", no mesmo ano. Participou de inúmeras novelas como "O Salvador da Pátria" (1989), "Tieta" (1989) e "A Indomada" (1997). Recentemente, aos 76 anos, ela chamou a atenção ao dançar funk na novela "A Força do Querer", onde interpreta Elvira.

  • Reprodução/Instagram/TV Globo

    Uma quase chacrete

    Susana Vieira foi bailarina durante muitos anos. Ela estudou balé no Teatro Colón, em Buenos Aires, na Argentina. Ao "Vídeo Show", a atriz contou outras passagens de sua época de bailarina: "Eu fiz fundos para Maysa Matarazzo, por exemplo. A cantora se apresentava e a gente dançava atrás. Sou uma pré-chacrete", brincou ela, que chegou a se apresentar no "Fantástico", em 1976. Susana contou ainda que trabalhou com outros cantores, como Elza Soares e Lamartine Babo. "Ele cantava uma música maravilhosa. No cenário, tinham três caixas de boneca. Eu era uma boneca", disse, orgulhosa.

  • Divulgação/TV Globo/Folhapress

    Entre o palco e a redação

    Antes de se tornar âncora do "Jornal Nacional" e apresentadora, Fátima Bernardes estudou balé por 17 anos. Ela chegou a dar aula para crianças, se apresentar em programas de TV, mas percebeu que não seria sua profissão e decidiu estudar jornalismo. Fátima começou a trabalhar na profissão em 1985, no jornal "O Globo". No ano seguinte, frequentou o curso de telejornalismo na TV Globo, no Rio, e foi chamada para um trabalho temporário na emissora. Contratada em março de 1987, foi escalada para apresentar o "RJTV 3º edição", apresentou o "Fanstástico", ocupou a bancada do "JN" e, após 25 anos no jornalismo, virou apresentadora do "Encontro".

  • Divulgação/TV Globo/Arquivo Pessoal/

    Nasceu bailarina

    Claudia Raia, 50, começou a praticar balé aos 3 anos de idade. A primeira vez no palco ela dançou a música "Bem-te-vi atrevido". "Minha mãe [Odette Raia] teve por muitos anos uma academia. Eram oito horas por dia de dança. Vivia disso", contou a atriz em entrevista ao jornal "O Globo". Claudia nunca parou de dançar e atuou em diversos musicais. Na TV, seu último papel foi como a Salete na novela "A Lei do Amor", que terminou em março deste ano.

  • Reprodução/TV Globo/Record

    Rebolando para a fama

    Sabrina Sato fez aulas de dança desde pequena. Antes de participar do "BBB3" e tornar-se uma das apresentadoras mais carismática do Brasil, ela começou na TV como bailarina do "Domingão do Faustão", em 1999. Quatro anos depois, ela participou do reality show e ficou famosa mesmo no "Pânico na TV". Graças ao sucesso, Sabrina ganhou um programa para chamar de seu, na Record, e mostra seu gingado todos os anos nos carnavais do Rio e São Paulo.