Topo

Novelas


"Por Amor": saiba por onde andam 5 atores da novela que sumiram da TV

Lembra deles? Babi Xavier, Ricardo Macchi e Monica Martelli estão em "Por Amor" - Reprodução/Globo/Montagem UOL
Lembra deles? Babi Xavier, Ricardo Macchi e Monica Martelli estão em "Por Amor" Imagem: Reprodução/Globo/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

09/05/2019 04h00

"Por Amor" está de volta no "Vale a Pena Ver de Novo" e já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Em sua quarta reprise, o drama da heroína Helena (Regina Duarte), que troca o próprio filho pelo bebê nascido morto da filha para não vê-la infeliz, ainda conquista telespectadores. Entretanto, muita coisa mudou da estreia da novela, no final dos anos 90, até hoje, a começar por seu elenco.

Muitos atores que estrelaram a trama de Manoel Carlos já não dão as caras há algum tempo na TV, ou simplesmente não têm mais as novelas como foco, e partiram para outros projetos. Veja como estão cinco personagens de "Por Amor":

  • Reprodução/Globo

    Paulo José

    Um veterano da televisão, Paulo José, um dos atores favoritos de Maneco, viveu Orestes em "Por Amor". Pai de Maria Eduarda (Gabriela Duarte), o personagem sofria com o alcoolismo. Rejeitado pela primogênita, acabou fazendo um escândalo no casamento dela, ao surgir bêbado.

    Um dos atores mais completos de sua geração, Paulo José sofre há mais de duas décadas com o Mal de Parkinson e atualmente vive recluso. Em 2018, ele fez uma rara aparição ao lado da filha, Bel Kutner, fruto de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat (1938-1989), quando prestigiou a estreia da peça "Ícaro". Seu último trabalho na televisão foi "Em Família" (2014), também de Manoel Carlos.

  • Reprodução/Globo

    Babi Xavier

    Intérprete de Aninha na novela de Manoel Carlos, foi como apresentadora que Babi conquistou seu espaço, apresentando várias atrações da MTV. Na Record também atuou em novela, e foi lá que fez sua última aparição como atriz nas telinhas, como a Taís de "Os Dez Mandamentos".

    Em 2017, ela contou que havia voltado para a faculdade e que estava cursando psicologia. Ao "The Noite", de Danilo Gentili, ela revelou que levou algumas indiretas por sua inexperiência nos bastidores de "Por Amor". "Você está lá, ator novo, o câmera está há 20 anos. Se ele tiver que falar: 'A gente não sai daqui nem às 22h', ele fala. E você sabe que é para você".

  • Reprodução/Globo

    Ricardo Macchi

    O ator foi muito criticado por seu desempenho em "Explode Coração", na qual viveu o infame Cigano Igor, que virou sinônimo de interpretação ruim. Mas a Globo decidiu dar uma nova chance a ele, que em "Por Amor" encarnou Genésio, um jardineiro bonitão que se envolveu com Magnólia (Elizangela). Até capa da trilha sonora nacional da novela ele foi.

    Depois de alguns trabalhos na Record, voltou à Globo em 2014 para um participação no humorístico "Tá no Ar", onde fez uma rápida esquete sobre a fama do Cigano Igor --a piada já tinha lhe rendido um comercial em que era comparado com ninguém menos que Dustin Hoffman. Entre uma participação e outra em humorísticos, Macchi nunca mais teve um papel de destaque. Ele também tentou se candidatar a deputado federal em 2014, sem sucesso.

  • Reprodução/Globo

    Maria Zilda Bethlem

    A atriz tem um longo currículo na televisão e em "Por Amor" fez a Flávia, uma das melhores amigas de Helena (Regina Duarte), que em determinado momento se envolvia com Atílio (Antonio Fagundes), interesse romântico da protagonista, o que ela considerou uma traição.

    Em 2011, ela atuou em "Aquele Beijo" e só voltou à TV em 2016, em "Êta Mundo Bom". Uma veterana das novelas, Maria Zilda revelou que, nesse período, descobriu uma suspeita de tumor no útero. Atualmente, mais uma vez longe da TV aberta, ela se prepara para estrelar a série "O Pico da Neblina", da HBO.

  • Reprodução/Globo

    Mônica Martelli

    Reconheceu? Antes de se tornar uma estrela da TV paga e do cinema, Mônica Martelli se aventurou no universo das novelas. Em "Por Amor", ela era Paula, uma secretária que era constantemente assediada por seu patrão, Arnaldo (Carlos Eduardo Dollabella).

    A atriz, como se sabe, deixou os folhetins para trás e está no ar no GNT, tanto como apresentadora, no programa "Saia Justa", como atriz, na série "Os Homens São de Marte...E É Pra Lá Que Eu Vou". O programa, aliás, é baseado na peça e filme homônimo protagonizados por Mônica, que virou umas das franquias mais bem sucedidas do cinema nacional.

Errata: o texto foi atualizado
Uma versão anterior deste texto se referia à MTV como "a extinta MTV", por conta do fim do canal na TV aberta. Porém, como a emissora continua na TV fechada, o termo "extinta" foi retirado.
Diferente do que foi havia sido informado em uma versão anterior deste texto, Ricardo Macchi concorreu a deputado em 2014, e não em 2016. A informação foi corrigida.