Tem até Evaristo! Relembre cinco "homens do tempo" da TV
Do UOL, em São Paulo
27/03/2017 04h00
Quem assistiu ao "Jornal Nacional" no último sábado (25) estranhou a presença de um "homem do tempo" no lugar de Maria Júlia Coutinho. Tiago Scheuer apresenta a previsão do tempo na Globo há quase dois anos, mas só estreou no principal telejornal da emissora neste final de semana, durante a folga de Maju.
O estranhamento do público tem uma explicação. Há mais mulheres do que homens no quadro de meteorologia dos telejornais. Scheuer é uma exceção na Globo, que tem Maju, Izabella Camargo e Eliana Marques, entre outras, como "moças do tempo".
Ser "homem do tempo", entretanto, não é novidade na TV brasileira. Evaristo Costa, apresentador do "Jornal Hoje" e queridinho nas redes sociais, cuidou da previsão do tempo dos telejornais da Globo antes de estrear na bancada.
Um dos "homens do tempo" mais famosos da televisão brasileira foi o ator e humorista Felisberto Duarte, o Feliz, que anunciava as temperaturas de forma bem-humorada no "Aqui Agora", telejornal policial do SBT.
Veja 5 "homens do tempo" da TV brasileira
-
Imagem: Reprodução/Instagram/evaristocostaoficial Imagem: Reprodução/Instagram/evaristocostaoficial Evaristo Costa
Quando ainda não era um dos jornalistas mais famosos da TV, Evaristo foi chamado pela Globo para cuidar da previsão do tempo dos telejornais da emissora, no início dos anos 2000. O jornalista apareceu no quadro de meteorologia do "Jornal Nacional" ao "Globo Rural", programa em que comandou uma bancada em rede nacional pela primeira vez. Desde 2004, ele apresenta o "Jornal Hoje"
-
Imagem: Reprodução/TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo Carlos Magno
Antes de Evaristo, o "homem do tempo" da Globo foi um meteorologista de formação. Fundador da Climatempo, que fornece temperaturas para veículos de comunicação, Carlos Magno aparecia constantemente nos telejornais da emissora nos anos 90. Apesar do tempo curto (menos de um minuto no ar), o profissional buscava explicar as mudanças no tempo para os telespectadores
-
Imagem: Reprodução/Facebook/Lucio Sturm Imagem: Reprodução/Facebook/Lucio Sturm Lucio Sturm
Atualmente na Record, o repórter virou "homem do tempo" da Globo em 2000, quando a emissora reformulou os telejornais e deu mais espaço para as notícias sobre o clima. Sturm apresentava a previsão no "Globo Rural", "Bom Dia Brasil" e "Bom Dia São Paulo". Patrícia Poeta aparecia no "SPTV 1ª edição" e no "Jornal Hoje". Fabiana Scaranzi comandava o quadro no "SPTV 2ª edição" e no "Jornal Nacional"
-
Imagem: Reprodução/SBT Imagem: Reprodução/SBT Feliz
Felisberto Duarte, o Feliz, não era especialista em meteorologia, mas não deixou que isso o atrapalhasse na função de "homem do tempo" do "Aqui Agora". No telejornal policial do SBT, o ator e humorista fazia piadas, abusava da irreverência e tinha até bordão: "E piriri, pororó". Felisberto morreu em 2008, aos 70 anos, meses após ter retornado à TV na nova versão do "Aqui Agora"
-
Imagem: Reprodução/TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo Tiago Scheuer
Estreante no "Jornal Nacional", Tiago Scheuer começou na Globo como repórter e desde maio de 2015 assumiu a função de "homem do tempo" do "Hora Um", no início das manhãs. Aos poucos, ganhou espaço e passou a aparecer no "Bom Dia São Paulo", "Bom Dia Brasil" e "SPTV". No seu primeiro "JN", ele recebeu as boas-vindas de Alexandre Garcia e foi elogiado pelos telespectadores nas redes sociais