Topo

Morre Roger Ailes, cofundador da Fox News

Roger Ailes, cofundador do canal Fox News - Reuters
Roger Ailes, cofundador do canal Fox News Imagem: Reuters

18/05/2017 12h06

Roger Ailes, cofundador da rede de notícias americana Fox News e um assessor próximo do seu atual proprietário, Rupert Murdoch, morreu aos 77 anos de idade, informou a rede nesta quinta (18). A causa da morte ainda não foi divulgada.

Ailes havia sido um consultor informal de influentes políticos do Partido Republicano, embora no ano passado tenha sido afastado da rede Fox News após várias denúncias por assédio sexual a repórteres e apresentadoras.

"É com profunda tristeza e desolamento que informo que meu marido, Roger Ailes, faleceu esta manhã", disse a esposa, Elizabeth Ailes, em um comunicado publicado pelo jornal "Drudge Report". "Roger foi um grande companheiro para mim, para seu filho Zachary e um amigo leal para muitos. Ele sempre foi um patriota, muito agradecido por viver neste país que deu a ele muitas oportunidades de trabalhar e progredir --e retribuir."

Ele ajudou a fundar a Fox News em 1996 e desde o início moldou o perfil do canal como uma alternativa claramente conservadora à programação das redes CNN e MSNBC, e a transformou em um dos canais de maior audiência nos Estados Unidos.


Durante os governos de George W. Bush, a Fox News e Ailes chegaram ao apogeu de sua influência, mas o executivo caiu em desgraça em meio à campanha eleitoral de 2016.

Nada menos do que 26 mulheres da rede Fox News, incluindo a famosa apresentadora Megyn Kelly, denunciaram o assédio sexual de Ailes, e a família de Murdoch optou por solicitar sua renúncia.