Topo

Promotoria pede julgamento de 12 suspeitos de roubo a Kim Kardashian em Paris

Kim Kardashian - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian Imagem: Reprodução/Instagram

em Paris (França)

03/06/2020 23h58

A promotoria de Paris pediu o julgamento de 12 suspeitos de envolvimento no roubo à estrela Kim Kardashian, em 2016, na capital francesa.

As joias roubadas nunca foram encontradas, disseram fontes judiciais à AFP hoje.

Os juízes de instrução devem decidir se levam ou não os suspeitos ao tribunal criminal de Paris, o que não ocorreria antes de 2021.

Com o saque de cerca de 9 milhões de euros, o grupo, descrito pela polícia como uma gangue "à moda antiga", é suspeito de ter cometido o maior roubo a um indivíduo nos últimos 20 anos na França.

Na noite de 2 de outubro de 2016, cinco homens abordaram Kim Kardashian, então com 36 anos, em um hotel de luxo.

Dois ladrões a ameaçaram com uma arma na cabeça, antes de amarrá-la, amordaçá-la e trancá-la no banheiro.

Os assaltantes levaram joias de diamante e ouro, incluindo uma pedra de 18,88 quilates, avaliada em quase quatro milhões de euros.

O suposto líder do grupo, Aomar Aït Khedache, conhecido como "Omar, o Velho", disse aos investigadores que deu o diamante a uma pessoa —cuja identidade não revelou— e que derreteu as peças de ouro.

A promotoria de Paris pede que os cinco supostos ladrões, livres sob controle judicial, sejam julgados por "roubo em organização criminosa com uso de arma", "sequestro" e "organização criminosa", considerando as reincidências, segundo a fonte judicial.

Também pede o julgamento de Marceau Baum-Gartner, suspeito de ser o receptor, por viajar oito vezes em dois meses para Antuérpia, paraíso das joias, duas delas, acompanhado por "Omar, o Velho".

Outras três pessoas próximas a "Omar el Viejo" podem ser julgadas: seu filho, suspeito de ter sido motorista, sua companheira e um de seus amigos, ambos acusados de participação na organização do crime.

O pai de um dos ladrões pode ser julgado por posse ilegal de armas e outros dois sujeitos por fornecerem informações ao grupo.