Topo

Séries de televisão chinesas não poderão ter personagens homossexuais

Não pode homossexuais, relações extraconjugais, encontros amorosos de uma só noite ou amor entre adolescentes - iStock
Não pode homossexuais, relações extraconjugais, encontros amorosos de uma só noite ou amor entre adolescentes Imagem: iStock

06/03/2016 07h48

Pequim, 6 mar (EFE).- Uma nova guia sobre conteúdos das séries de televisão chinesas proíbe personagens homossexuais, assim como cenas sobre relações extraconjugais, encontros amorosos de uma só noite ou amor entre adolescentes.

A legislação, publicada no dia 31 de dezembro do ano passado, mas que foi divulgada amplamente na imprensa chinesa na semana passada, foi elaborada pela Administração de Imprensa, Rádio, Cinema e Televisão, o órgão responsável pela censura, em um momento de crescente limitação à liberdade de expressão no país.

Outros muitos conteúdos, como argumentos que falem de superstições, reencarnações e bruxaria, ou que revelem as estratégias da Polícia para resolver casos, também estão vetadas segundo a legislação.

Estes e outros aspectos, como imagens de adolescentes fumando, bebendo ou brigando, "exageram o lado obscuro da sociedade" e devem ser evitados a partir de agora, segundo o documento, que já recebeu muitas críticas de grupos de defesa dos homossexuais na China.

A norma dos censores foi publicada poucos dias depois que "Dependência", uma série chinesa transmitida na internet sobre a vida de quatro jovens gays, foi retirada dos portais após ter tido uma audiência milionária.

A China está avançando na aceitação da homossexualidade, que até 2001 era oficialmente considerada como uma "doença mental", mas as autoridades ainda tentam que este coletivo tenha pouca ou nenhuma presença pública.