Topo

França multa programa em 3 milhões de euros por comentários homofóbicos

Humorístico "Touche pas à mon poste" fez emissora ser multada na França - Reprodução
Humorístico "Touche pas à mon poste" fez emissora ser multada na França Imagem: Reprodução

Em Paris (França)

26/07/2017 10h57

O órgão de controle que regulamenta o setor audiovisual na França (CSA) impôs nesta quarta-feira (26) uma multa de 3 milhões de euros a um programa humorístico da emissora C8, pertencente ao grupo Canal, por comentários homofóbicos e violação de privacidade.

No dia 18 de maio, o programa "Touche pas à mon poste!", o mais popular do canal, divulgou conversas telefônicas ao vivo com gente que tinha respondido a um falso anúncio publicado por eles em um site de encontros pessoais.

Essas pessoas, a maioria homossexuais, não foram informadas da identidade de seu verdadeiro interlocutor e, acreditando que se tratava de um diálogo privado, divulgaram publicamente informações de sua vida íntima e sexual.

Ao longo de toda essa "pegadinha", o apresentador Cyril Hanouna recorreu "a numerosos clichês e atitudes estereotipadas sobre os homossexuais", informou hoje o CSA, para quem o C8 não cumpriu com o princípio do respeito à vida privada "e sua obrigação de lutar contra a discriminação".

O órgão lembrou que recebeu cerca de 47 mil denúncias desde 2015 contra esse programa, uma apresentação crucial para a emissora pois, segundo a imprensa francesa, representa a metade de seus ganhos com publicidade.

"Touche pas à mon poste!" também foi sancionado em junho pelo CSA com três semanas sem poder exibir publicidade por causa de conteúdos humilhantes e sexistas apresentados em dois esquetes em novembro e dezembro do ano passado.

O C8 considerou hoje que esta nova sanção é "desproporcional, injusta e discriminatória", que, na opinião do canal, reflete uma "crueldade" por parte do CSA, e adiantou que recorrerá da decisão.