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Em "guerra" contra GfK, Ibope abre dados de TV ao público

Ibope agora divulga publicamente dados de audiência - Divulgação
Ibope agora divulga publicamente dados de audiência Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

29/09/2015 09h31

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A três dias da primeira divulgação de dados pela empresa alemã GfK no mercado brasileiro, o Ibope anunciou que abrirá ao público, a partir de agora, todos os dados sobre audiência de emissoras de TVs abertas e pagas.

Trata-se da maior mudança já feita pelo instituto, que até hoje não divulgava quaisquer números para jornalistas e colunas (como esta), sempre sob a alegação de sigilo contratual. Pois bastou surgir uma empresa concorrente para o sigilo contratual acabar.

Os dados se referem ao Painel Nacional de Televisão (PNT) nas 15 principais regiões metropolitanas do país. Os dados serão disponibilizados por dia e por semana.

O primeiro período, que vai de 14 a 20 de setembro, já pode ser acessado no site do instituto. 

Na TV paga, o ibope promete mostrar os programas mais vistos também. Além disso, o instituto promete disponibilizar ao público também o ranking de programas mais comentados no Twitter.

Sobre a reportagem divulgada ontem com exclusividade pelo UOL, de que especialistas ouvidos por esta coluna consideram que a medição e metodologia do GfK podem ser mais detalhadas e completas que as do Ibope, o instituto respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que também "acompanha constantemente as mudanças da população brasileira".

"O levantamento socioeconômico realizado pela empresa chegou a mais de 100 mil entrevistas nos últimos cinco anos e só neste ano serão mais 23 mil."

(O GfK, por sua vez, por meio de sua divisão de Comunicação, informou à coluna que, pelo levantamento socioeconômico, já realizou mais de 67 mil entrevistas apenas nos últimos seis meses).

O Ibope informou ainda que tem aparelhos (cerca de 11 mil) "distribuídos em 6.060 domicílios, representando o consumo (audiência) de mais de 67 milhões de indivíduos".