TV e Famosos

Exclusivo: Saiba quanto tempo o brasileiro gasta assistindo às TVs abertas

Reprodução/ TV Record
Moisés abriu o mar Vermelho, mas o verdadeiro milagre mesmo foi do SBT, que foi o segundo canal mais assistido no ibope, tanto em pontos como em minutos em 2015 Imagem: Reprodução/ TV Record
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

22/02/2016 06h50

Pela primeira vez, os leitores interessados em televisão (e comportamento) saberão quanto tempo os brasileiros passam diante dos três principais canais abertos.

Os dados, referentes a 2015, são inéditos, consolidados e foram obtidos com exclusividade pelo UOL a partir de fontes extraoficiais --já que o Ibope nunca revelou e não revelará esses números.

Os dados que vocês verão a seguir se referem à média diária que cada indivíduo passa diante da TV aberta  nas 15 principais regiões metropolitanas do país. Lembrem-se que  é uma estimativa nacional.

A coluna não obteve (ainda) dados referentes ao tempo gasto diante de canais pagos.

Mais que pontos de ibope ou participação no universo de TVs ligadas (share) --que são os  dados mais comuns revelados em colunas como esta (que é fofa), a demonstração do  chamado “time spent” --ou tempo gasto--  mostra de maneira nova o consumo de TV por parte dos telespectadores.

A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho da liderança da Globo em minutos.

Também notarão que o telespectador assiste mais ao SBT do que à Record em número de minutos: com uma programação muito menos custosa, o SBT tem cerca de “oito minutos de público” a mais que a rival Record, que tem gastos espetaculares em produção.

Vale dizer que SBT e Record passaram a ser assistidas por cerca de 10 minutos a mais em 2015, em relação ao ano anterior.

A Globo, por sua vez, cresceu apenas cinco minutos, mas sua larga vantagem lhe dará tranquilidade certamente por muitos e muitos anos ainda.

Bem, agora chega de prolegômenos e  vamos aos números inéditos:

Tempo médio gasto diante da TV em 2015: 6h01min00s(2014: 5h52min39s)

Tempo gasto diante da Globo: 2h52min49s (2014: 02h47min53s)

Tempo gasto diante do SBT: 1h49min57s (2014: 1h39min06s)

Tempo gasto diante da Record: 1h41min59s (2014: 1h32min21s)

Ou seja, o brasileiro que assiste TV aberta passa basicamente 45% do seu tempo diante da TV Globo.

O tempo média diário gasto pelo telespectador nacional com TV ligada cresceu de 2014 para 2015: de 5h52min39s para os 6h01min00s

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo