TV e Famosos

'Soube no 1º minuto que era gênio', diz João Carlos Martins sobre Emerson

Divulgação
Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer, o incendiário EL&P nos anos 70 Imagem: Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

12/03/2016 09h30Atualizada em 12/03/2016 09h44

O maestro João Carlos Martins ficou consternado nesta sexta-feira (11), ao receber a notícia da morte do amigo de longa data Keith Emerson, tecladista da banda EL&P (Emerson, Lake & Palmer). Emerson, 71, morreu nesta sexta possivelmente por suicídio, segundo investigações da polícia de Santa Mônica, Los Angeles, EUA.

Martins, 75 anos, conheceu Emerson na segunda metade dos anos 90, quando o tecladista do EL&P passou a ter problemas graves com suas mãos devido a lesões causadas por excesso de prática (passava tempo demais ao piano).

Uma foto de ambos discutindo --vejam só-- cirurgias em suas próprias mãos está estampada no livro “Conversas com João Carlos Martins”, de David Dubal. A foto foi tirada em São Paulo em 1997, quando o EL&P esteve aqui para dois shows na extinta casa Olympia.

"Toquei com Keith Emerson e a Los Angeles Philharmonic em 1970. No primeiro minuto percebi que estava diante de um gênio", disse o maestro na noite desta sexta.

Um dos CDs da coleção de Martins é justamente a obra clássica “Works 1”, de 1977.

Keith Emerson sofria há quase 20 anos com problemas causados pelo esforço repetitivo. Obcecado, perfeccionista, desde criança até os quase 50 anos, passava horas demais ao piano. Pelo menos desde 2010 já não podia tocar praticamente mais nada.

O EL&P surgiu em 1970 quando um trio de virtuoses músicos clássicos se uniu e rapidamente se tornou uma das primeiras chamadas superbandas do rock.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo