TV e Famosos

GfK, rival do Ibope, começa a medir audiência nacional de TVs em tempo real

Reprodução/GfK
Imagem exclusiva da nova tela da GfK que mede audiência nacional em tempo real Imagem: Reprodução/GfK
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

06/09/2016 10h08Atualizada em 06/09/2016 18h18

A empresa alemã GfK, que concorre com a Kantar Ibope, estreou esta semana um serviço inédito para seus clientes: pela primeira vez uma empresa está medindo audiência de TVs simultaneamente e em tempo real em todo o país.

Ou seja, agora as emissoras (clientes da GfK) e seus funcionários podem acompanhar o público de cada programa nas principais regiões metropolitanas minuto a minuto.

O que a GfK começou a fazer, porém, é medir todas as 15 maiores regiões metropolitanas do país ao mesmo tempo e em tempo real.

Segundo as primeiras medições, a GfK está obtendo números que apresentam quase nenhuma variação entre dados em tempo real e dados consolidados.

A GfK chegou ao Brasil cerca de dois anos atrás com a intenção de acabar com o monopólio da Kantar Ibope na medição de audiência de emissoras de TV abertas e pagas.

Segundo dados exclusivos obtidos pela coluna, em alguns horários a diferença entre os números medidos pelo Ibope e pela GfK chegam a variar até 50%.

IBOPE

Por meio de sua assessoria, a Kantar Ibope informou na tarde desta terça-feira que também está efetuando medições no Painel Nacional de Televisão em tempo real.

twitter: @feltrinoficial

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo