Topo

Ricardo Feltrin

Sky tem de substituir canais Fox ou baixar valor dos pacotes, diz Anatel

Assinantes da Sky estão revoltados com retirada do menu de sete canais do Grupo Fox, inclusive Natgeo e Fox Sports - iStock
Assinantes da Sky estão revoltados com retirada do menu de sete canais do Grupo Fox, inclusive Natgeo e Fox Sports
Imagem: iStock

Colunista do UOL

08/02/2017 13h23Atualizada em 08/02/2017 14h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o fim do contrato entre o Grupo Fox e a Sky, sete canais saíram dos pacotes dos assinantes da operadora na semana passada.

Segundo a Anatel, a saída dos canais Fox, FX, Fox Life, Nat Geo, Nat Geo Wild, Fox Sports e Fox Sports 2 deixa as seguintes alternativas para a Sky:

1) Ela  cumpre o artigo 28 da Resolução 488/2007, e passa a oferecer sete canais similares aos que cancelou; o assinante decide se aceita ou não;

2) Ela reduz o valor dos pacotes de forma proporcional à perda dos assinantes;

3) Ela aceita o cancelamento dos pacotes totais dos assinantes sem qualquer tipo de multa 

Fontes do mercado ouvidas pela coluna nesta quarta-feira dizem que a primeira hipótese teria menos  condições de ser implementada porque não há, em tese, sete canais similares a estes que foram cancelados.

A coluna apurou que o impasse ocorreu porque o Grupo Fox exigiu, para a renovação do contato em 31 de janeiro, que a Sky passasse a remunerar seus canais pelo mesmo valor com que é remunerada por outras operadoras como Net e Oi. Ou seja, o Grupo Fox queria "isonomia" de remuneração.

A Sky recusou.

Segundo a Anatel, em caso de descumprimento da resolução, a operadora está sujeita a um processo administrativo, no qual terá amplo direito de defesa.

Caso o descumprimento de obrigação seja comprovado, a operadora pode ser multada. O teto da multa é de R$ 50 milhões.

OUTRO LADO

Procurada, a Sky informou, por meio de sua assessoria, que ainda não tem um posicionamento oficial a respeito das medidas que serão tomadas com os assinantes. Se e quando o fizer, sua versão será incluída neste texto.

@feltrinoficial