Topo

Ricardo Feltrin

1º dia sem sinal na TV paga derruba audiência dos canais da Simba

Edir Macedo e Silvio Santos (foto) são "cofundadores" da joint-venture Simba - Divulgação/Record
Edir Macedo e Silvio Santos (foto) são "cofundadores" da joint-venture Simba Imagem: Divulgação/Record

Colunista do UOL

30/03/2017 15h49Atualizada em 04/04/2017 19h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dados em tempo real de audiência da Kantar Ibope na manhã e início da tarde desta quinta-feira apontam que o desligamento dos sinais abertos na TV por assinatura está derrubando a audiência dos canais da Simba.

 

Ainda é cedo para afirmações definitivas, já que os dados obtidos pela coluna são prévios e sujeitos a alguma variação; os resultados consolidados só serão divulgados amanhã (31).

 

Com cerca de 4,5 pontos de média (onde cada ponto = 70,5 mil domicílios), o telejornal “Fala Brasil” da Record marcou hoje pelo menos 29% a menos que sua audiência nas últimas quintas-feiras (6,4 pontos).

 

Num cálculo aproximado isso representa mais de 400 mil pessoas (ou 140 mil domicílios) que estavam habituados a assistir ao telejornal e não o fizeram.

 

Também pela manhã, o “SBT Notícias” também teve uma queda em torno de 13% na comparação com semanas anteriores.

Por volta das 12h30 o “Balanço Geral” (Record) registrava cerca de 4 pontos de média. Na semana passada, no mesmo horário, ele registrava cerca de 7 pontos.

A RedeTV!, que já é uma emissora com pouca audiência (média de 0,4 ponto), também começou a quinta-feira rondando o chamado “traço”.

A coluna já havia antecipado na semana passada que o “desligamento” dos  canais representados pela Simba nas operadoras iria provocar grande queda de audiência, uma vez que boa parte do público sintoniza essas emissoras via TV paga.

O outro lado da moeda é que essa perda de ibope das três TVs abertas também deve atingir as operadoras, já que esses canais representavam de 20% a 30% de toda a audiência da TV paga. Na verdade, todos perdem: TVs, operadoras e público.

A Record, o SBT e a RedeTV! estão disponibilizando o sinal ao vivo de forma gratuita na internet.

A ABTA divulgou hoje na mídia um comunicado no qual diz que as operadoras ainda estão negociando com os canais para o restabelecimento dos sinais.

Facebook e Twitter: @feltrinoficial