Topo

Ricardo Feltrin

Discovery e Colômbia procuram suposto tesouro enterrado de Pablo Escobar

Cena do filme "Pecados do Meu Pai" (2009) - Pablo Escobar e filho (foto é autêntica) - Divulgação
Cena do filme "Pecados do Meu Pai" (2009) - Pablo Escobar e filho (foto é autêntica) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/04/2017 09h21Atualizada em 14/04/2017 09h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canal Discovery começou a produzir uma série para tentar desvendar um dos maiores mistérios sobre o ex-narcotraficante Pablo Escobar, morto em 1993: a existência --ou não-- de centenas de milhões de dólares que ainda estariam enterrados em algum lugar entre as Américas Central e do Sul.

Dois ex-agentes da CIA (identificados apenas com Doug e Ben) obtiveram acesso inédito a uma série de documentos, testemunhas e contarão com o apoio da cúpula do governo da Colômbia na empreitada.

Eles também farão uso de uma tecnologia para fazer varredura subterrânea em várias regiões entre a Colômbia e países da América Central.

O governo colombiano tem interesse em solucionar de vez o mistério, já que o suposto tesouro hoje é uma incômoda lenda urbana.

Várias vezes nos últimos anos surgiram notícias de pessoas comuns que teriam encontrado montantes escondidos e enterrados em várias regiões da selva colombiana, mas até hoje todas as histórias eram falsas.

De verídico, somente o relato autobiográfico de um dos irmãos do traficante, Roberto, que foi uma espécie de “gerente” dos negócios de Pablo.

Em seu livro ele afirma que, a determinada altura, o tráfico arrecadava tanto que eles precisavam armazenar o dinheiro em galpões ou enterrá-lo, e que ao menos 10% de tudo que era guardado estragava devido ao mofo, umidade ou então era comido por ratos.

A estimativa é que no auge dos negócios, Escobar chegou a perder o equivalente a mais de US$ 2 bilhões em um ano devido às condições de armazenamento.

“Os Milhões de Escobar” será uma parceria entre a Discovery, a Network Entertainment e a Blackfin. A previsão de estreia no Brasil é no próximo semestre. Deve ter entre 4 e seis episódios.

@feltrinoficial