Topo

Ricardo Feltrin

Apocalipse na TV: 9 programas sobre catástrofes, desgraças e o fim do mundo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

27/07/2017 07h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A expectativa com o fim do mundo é parte do imaginário coletivo há milhares de anos. Seja pela crença religiosa ou pela visão científica, o Apocalipse é uma possibilidade real. Porém, todos os anos surgem rumores  de que o fim está próximo. Ainda bem que a realidade tem contrariado todas as previsões (até o momento).

A mais recente “profecia” diz que o fim da nossa raça pode começar dentro de apenas dois meses: a passagem de Nibiru, uma suposta estrela ou anã marrom que alterará a órbita e a face da Terra, com a extinção da humanidade (ver “Melancholia”, de Lars von Trier, de 2011).

Na TV por assinatura, o que não faltam são documentários e séries catastróficas.

A coluna listou 9 produções para você assistir enquanto o Apocalipse não chega.

A Chegada do Apocalipse (canal H2) - O nome dessa série já diz tudo. Especula com diferentes possibilidades de cataclismas que podem vir a atingir a Terra e a humanidade. Pode ser um asteroide, uma praga ou uma doença incurável. Em comum, todas tem final infeliz

Efeito Nostradamus (History Channel) - Série de12 episódios que aborda a possibilidade de tragédias naturais ou cósmicas atingirem a Terra, e também pessoas diabólicas, como Hitler; mitos religiosos, como o arrebatamento, ou profecias bíblicas, como o Armagedon. 

Planeta Assassino (H2) - Não bastasse a possibilidade real de um cometa atingir a Terra, esta série se dedica só a desgraças climáticas que ceifam a vida dos humanos: vulcões, tornados e furacões, maremotos e tsunamis, deslizamento de encostas e outros “probleminhas”.

Mega Desastres (History)   São 3 temporadas e quase 40 episódios com várias opções de destruição e mortes em massa. Pode ser um tsunami, uma erupção vulcânica “monstra” em Yellowstone ou uma explosão de raios gama que atinja a Terra. Tipo: “escolha como morrer”

A Colônia (Discovery Civilization) - Um dos únicos reality shows do gênero. Tem um formato tipo “BBB” com participantes confinados numa “bolha” num imaginário cenário apocalíptico pós-epidemia. Eles devem reconstruir a sociedade e lutar contra “gangues” externas.

Preparados Para o Fim (NatGeo) - Série documental com 4 temporadas e 54 capítulos, que estreou em 2012. Seja por crença religiosa ou pessoal, o progra,a entrevista pessoas e famílias que já estocam alimentos, água, armas e vivem em bunkers. Todos à espera do Juízo Final.

O Juízo Final (History) - Essa série também oferece um variado “cardápio” de cataclismas que varrerão a raça humana. Pode ser uma guerra nuclear mundial, um buraco negro lascivo e comilão que devore a Terra, uma megaexplosão de metano no mar… Já fez seu pedido?

O Início do Fim (NatGeo) - Com 6 episódios, dramatizado e cheio de efeitos especiais, também ouve especialistas: o primeiro episódio, “Apocalipse Zumbi” investiga o que aconteceria se um vírus da raiva sofresse uma mutação e se espalhasse pela Terra. “The Walking Dead” total. 

O Mundo Sem Ninguém (History) - Nesta ficção científica, a humanidade já bateu as botas. Ela investiga o que ocorreria com as cidades, prédios, represas, pontes, satélites, usinas nucleares e até no Cristo Redentor, no Rio, nas décadas e séculos seguintes ao sumiço do homem.