Topo

Ricardo Feltrin

Globo e Fox Sports selam acordo para Copa da Rússia; Band ainda sonha

Fachada do Teatro Bolshoi com logo da Copa do Mundo, competição que a Rússia receberá em 2018 - Kirill Kudryavtsev / AFP
Fachada do Teatro Bolshoi com logo da Copa do Mundo, competição que a Rússia receberá em 2018 Imagem: Kirill Kudryavtsev / AFP

Colunista do UOL

28/07/2017 06h03Atualizada em 29/07/2017 09h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como todos sabem, no Brasil a exclusividade da transmissão da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, é do Grupo Globo.

Mas os canais Fox Sports 1 e 2 terão direito a exibir os 64 jogos da competição. O anúncio oficial de parceria entre esses canais e a Globo deve ocorrer nos próximos dias.

Se tudo correr bem, em troca, o Fox Sports também fechará acordo para que a Globo transmita a Libertadores a partir do próximo ano. 

Claro que os canais SporTV, da Globosat (que podem se tornar quatro ou cinco em 2018, só para a cobertura) também transmitirão todo o evento na Rússia. ESPN e Esporte Interativo até o momento estão fora do evento, mas ainda negociam.

NA TV ABERTA, O TEMPO CORRE...

Na TV aberta, porém, a Band ainda tem um fio de esperança de exibir o Mundial russo. A emissora discute se vale a pena adquirir os direitos via Globo, de quem é (ou  melhor, já foi) uma parceira no futebol.

Segundo esta coluna apurou, as duas emissoras estariam negociando não apenas a Copa, mas um “pacote futebolístico” dos principais campeonatos nacionais do próximo ano.

Ou seja, se tudo der certo, a Band poderia não só exibir a Copa, mas também retomar a parceria no futebol brasileiro com a Globo em 2018.

O problema obviamente é o custo. A emissora da família Saad vem fazendo uma série de cortes de gastos nos últimos meses e não tem condições de investir montanhas de dólares em nada.

Talvez isso mude, desde, claro, que a Globo reduza suas expectativas financeiras.

Um outro problema é que, mesmo se a negociação der certo, a Band teria que correr para reerguer uma enorme equipe e uma nova estrutura para as transmissões.

Especula-se que a Globo pagou cerca de US$ 120 milhões pelos direitos integrais da Copa da Rússia (inclui internet).

Devido aos altos custos, a emissora vem acenando desde o ano passado com a possibilidade de revender os direitos ara Band e para Record.

Esta última, porém, já informou não ter interesse.

Leia também:

Leia mais sobre esportes no blog UOL Esporte Vê TV

Mais esportes no Blog do Rodrigo Mattos

colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops