Topo

Ricardo Feltrin

Vazador de vídeo de Waack volta à Globo e posta foto em bancada do "JG"

Diego Rocha posa no cenário do "Jornal da Globo, sentado na cadeira que foi de William Waack, em SP - Reprodução/Instagram
Diego Rocha posa no cenário do "Jornal da Globo, sentado na cadeira que foi de William Waack, em SP Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

06/12/2017 00h09Atualizada em 06/12/2017 19h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo determinou uma devassa completa em câmeras de segurança na sua redação em São Paulo na noite desta terça-feira.

O motivo foi a descoberta que Diego Rocha Pereira, ex-funcionário da emissora que admitiu ter gravado e vazado o vídeo que exibia William Waack fazendo um comentário racista antes de uma transmissão ao vivo no final do ano passado, voltou a entrar na redação da emissora sem ser notado.

A coluna apurou nesta quarta-feira que um funcionário da Globo na portaria autorizou a entrada do ex-funcionário. Ele disse que precisava ir até o RH resolver problemas pessoais.

Em vez de ir no RH, no entanto, ele foi para a a Redação onde posou relaxado na bancada do "Jornal da Globo, sentado na mesma cadeira que foi usada por Waack. 

Debochado, Pereira ainda fez troça abaixo da foto com a mensagem “O Que Acham?”, seguida das hashtags #didiconoplimplim #tvglobo #sechamareupenso

A foto escandalizou a redação e causou uma mistura de pânico e incredulidade quando se percebeu que a foto poderia ter sido tirada hoje.

Isso porque alguns jornalistas e outros funcionários que aparecem no fundo da foto parecem estar usando as mesmas roupas com que foram trabalhar hoje.

Outra prova que a foto é recente é que a redação sofreu mudanças, com alteração no layout e disposição das mesas. 

Segundo a coluna apurou, a Globo está fazendo uma varredura para descobrir quando e quanto tempo Diego ficou na emissora, por onde andou e, pior, quem foi que o fotografou dentro da redação posando na bancada.

Após a publicação do vídeo denunciando Waack, o jornalista foi afastado do “Jornal da Globo” e de seu programa “Painel”, na Globonews. Ambos estão sendo comandados por Renata Lo Prete.

OUTRO LADO

Na manhã desta quarta, a Globo informou, por meio da CGCom, que está apurando a ocorrência antes de tomar medidas cabíveis, sem especificar quais.

Rocha Pereira foi demitido da emissora no início do ano.

O vídeo foi gravado em novembro de 2016 de um link em Washington, onde Waack cobria a eleição de Donald Trump.

A coluna também está tentando ouvir Pereira, mas ainda não teve sucesso.

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!

LEIA MAIS

Globo autorizou entrada de ex-operador de TV que vzaou vídeo de Waack

Colegas saem em defesa de William Waack; Globo nega demissão

* agradecimentos ao internauta Bruno Mosca