Topo

Ricardo Feltrin

TV paga cresce cerca de 2% em 2017; canais Discovery crescem o dobro

Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil - Divulgação
Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

24/01/2018 08h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A despeito da crise econômica e da guerra travada contra a Simba (RedeTV! Record e SBT) a audiência da TV paga cresceu cerca de 2% em 2017 (média 24 horas-dia).

Nas 24 horas do dia, o nicho dos canais Discovery, porém, cresceu o dobro (4%).

Foi o quarto ano seguido de crescimento do portfólio de canais educativos, infanto-juvenis, de comportamento e de saúde.

O público do Discovery Channel cresceu 9%; o do Home & Health aumentou 33%.

O canal ID (Investigação Discovery) elevou em 53% sua audiência; oAnimal Planet subiu 9%; o TLC registrou crescimento de 30%,  e  o ]Discovery Turbo teve mais de 57% de acréscimo em relação ao ano anterior.

Já o Discovery Kids foi o canal mais visto da TV por assinatura pelo nono ano consecutivo.

““Isso mostra que o público tem, e terá por muito tempo, o desejo de consumir conteúdos que dialogam com seus interesses, com sua vida e suas aspirações, em todas as plataformas”, diz Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil ( e ex-superintendente artística da RedeTV!)

Vale lembrar que esse crescimento coincide com a gestão de Pimentel à frente dos canais.

E também que essas são porcentagens de crescimento de um canal pago. Nas 24 horas do dia todos os canais Discovery somados dão, grosso modo, cerca de 3 pontos de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão).

Nessa medição cada ponto equivale  a cerca de 240 mil domicílios nas 15 principais regiões metropolitanas do país..

O Discovery Kids, por exemplo, registra médias mensais entre 1,2 e 1,6 ponto.

Parece pouco mas dentro do universo de canais pagos é um resultado relevante e até certo ponto impressionante.

LEIA MAIS

Game "O Céu é o Limite" cresce 30%, passa Band e fica em 4º no ibope

Consumo de TV aberta e paga bate todos os recordes no Brasil em 2017

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!