Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Médica aventureira cruza vulcão ativo em corda; veja hoje no Fantástico

Gabriel Tarso/Divulgação
Médica Karina Oliani, com traje especial, se prepara para atravessar o vulcão Erta Ale, na Etiópia Imagem: Gabriel Tarso/Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

11/03/2018 07h33Atualizada em 11/03/2018 21h42

A alpinista, mergulhadora, aventureira e médica Karina Oliani tem mais uma façanha para incluir no currículo: depois de escalar o Everest (duas vezes), mergulhar com tubarões e saltou de paraquedas pela primeira vez com 12 anos), ela agora atravessou com equipamentos a boca de um vulcão ativo.;

Trata-se do Erta Ale, a Etiópia, mais conhecido como “portão do inferno”. É um dos vulcões do mundo que jamais adormece.

A aventura de Karina e sua equipe será exibida neste domingo, no “Fantástico”, Globo. 

“Eu queria fazer algo nunca antes feito. Queria interagir de verdade com os elementos da natureza. Por que não atravessar o vulcão presa por uma corda?”, diz Karina, que também pilota helicópteros com especialização em resgate em locais de difícil acesso.

“Na verdade, eu nem sabia se era realmente possível fazer a tal travessia. Qual seria a temperatura da lava e das fumarolas, sobre a cratera? Existiria uma corda e equipamentos que resistiriam a essas temperaturas? Foi aí que  encontrei um dos melhores profissionais do mundo em ancoragem.

Foram dois dias duros de aproximação para alcançar o acampamento base do vulcão.

“Quando finalmente chegamos e pisamos pela primeira vez na borda da cratera, a rocha era fina, quebradiça e instável. Era como se andássemos sobre uma fina casca de gelo.”

Mas, valeu a pena, segundo Karina

“Foi lindo, foi mágico. Foi assustadoramente maravilhoso.”

Quem Karina Oliani
O quê: Travessia do vulcão Erta Ale, na Etiópia
Onde: Esta noite, no Fantástico (Globo)

LEIA MAIS

Karina saltou de pára-quedas e concluiu curso de mergulho aos 12

Veja fotos: Karina Oliani escala o Everest pela segunda vez

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!