Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

NatGeo Kids estreia Pablo, desenho protagonizado e dublado só por autistas

Divulgação/NatGeo Kids
Desenho "Pablo", da NatGeo Kids, é protagonizado e dublado só por pessoas com autismo Imagem: Divulgação/NatGeo Kids
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

30/04/2018 07h11Atualizada em 30/04/2018 09h13

O jovem canal NatGeo Kids, disponível na TV paga e por serviço de streaming, está exibindo duas vezes por dia a animação “Pablo”.

Trata-se de uma mistura de animação e “live action” que tem como protagonista, personagens e dubladores apenas crianças com o chamado TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Segundo o canal, o objetivo do desenho é ajudar na conscientização de pais e filhos, além da “diversidade, integração e promoção do tema”.

Pablo é um garotinho de cinco anos que tem TEA.

"A missão no National Geographic é inspirar as pessoas a alcançar um mundo mais equilibrado, e ‘Pablo’ permite promover a inclusão de maneira inovadora e divertida para crianças e pais", diz Diego Reck, vice-presidente executivo do National Geographic Partners para a América Latina.

O canal deu um passo à frente e utilizou na animação apenas dubladores que têm, em maior ou menor grau, autismo. Os portadores de TEA também ajudaram a escrever histórias.

"Estamos orgulhosos que sete crianças e jovens com autismo e suas famílias tenham participado da dublagem de" Pablo "em espanhol. É realmente emocionante testemunhar a dedicação e esforço neste projeto ", afirma Reck.

Segundo o CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), cerca de 1% da população mundial é impactada pela dificuldade de comunicação e interação social causadas pelo autismo.

HISTÓRIAS REAIS

No desenho, Pablo enfrenta os mesmos problemas que uma criança real com autismo teria: ansiedade, insegurança, medos diversos (como o de cortar o cabelo, por exemplo), dor quase física com barulhos muito altos, ou mesmo o receio de interagir com outras pessoas e crianças.

Por meio de desenhos “mágicos”, ele usa seu hermético mundo interior, e os amigos, para superar seus problemas.

O NatGeo Kids é um canal por assinatura (que infelizmente não está em pacotes básicos) lançado em outubro de 2017 no Brasil.

Dedicado a crianças de 3 a 11 anos, é parte do Grupo Fox.

O quê: Pablo
Onde: NatGeo Kids
Horário: Faixa das 11h e 17h, diariamente

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!