Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Em 4 anos, humorístico "Encrenca" multiplica seu ibope cinco vezes

Rede TV!/Divulgação
A equipe enxuta do "Encrenca", da Rede TV! Imagem: Rede TV!/Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

20/06/2018 07h02

No ar desde junho de 2014, o humorístico “Encrenca”, da RedeTV! Já pode ser considerado um dos maiores fenômenos da TV brasileira nos últimos anos.

Com orçamento baixo e produção considerada “pobrinha” (como o famoso quadro do “zap zap”), a atração bateu no último domingo seu recorde histórico de audiência, chegando a 7,2 pontos de média na Grande São Paulo (cada ponto = 72 mil domicílios) e 8,1% de share

Trata-se de um feito quando lembramos que a atração estreou quatro anos atrás com média de 1 ponto e 2% de share (veja tabela abaixo).

Na média geral de 2018, o programa já está com respeitáveis 5,5 pontos.

No último domingo, na Grande SP, de cada 100 aparelhos de TV ligados mais de 8 sintonizavam a RedeTV --que já está bem à frente da Band na faixa horária.

Outro feito da equipe do programa foi acelerar o fim do concorrente “Pânico na Band”.

O “Encrenca” foi uma aposta pessoal de Marcelo de Carvalho, vice-presidente e também apresentador da emissora.

Um outro fator relevante é que seu maior público está justamente em São Paulo, a principal praça publicitária do país.

Veja abaixo a evolução anual do “Encrenca” (em pontos e share %).

2014 - 1,2 ponto e 2%
2015 - 3,5 pontos e 5,6%
2016 - 5,3 pontos e 7,8%
2017 - 4,5 pontos e 6,6%
2018* - 5,5 pontos e 8,1%

*até 17 de junho
Fonte: Dados consolidados da Kantar Ibope Media

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops