Topo

Ricardo Feltrin

Twitter devolve contas e conteúdos após falsas denúncias atribuídas à Globo

Gloria Pires virou um "meme" histórico no Oscar 2016 - Reprodução/TV Globo
Gloria Pires virou um "meme" histórico no Oscar 2016 Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

22/06/2018 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A rede social Twitter já começou a restituir as contas e conteúdos que haviam sido retirados de vários internautas nas últimas horas.

O motivo da eliminação ou suspensão dessas contas e conteúdos foi uma série de falsas denúncias  atribuídas à Globo.

As denúncias acusavam internautas de violação de leis de direitos autorais ao publicarem memes e frames (imagens) da emissora.

Durante todo o dia a Globo foi acusada na internet de ser responsável pelas denúncias.

Chegou-se a veicular que a emissora estava proibindo definitivamente que qualquer imagem ou "memes" --inclusive históricos envolvendo atrizes como Renata Sorrah e Gloria Pires-- fossem publicados nas redes sociais.  

Isso não era verdade, segundo a emissora, que negou ter qualquer responsabilidade em nota oficial, publicada em primeira mão por esta coluna.

O que ocorreu é que um ou mais internautas fizeram denúncias como se fossem emissários da própria Globo.

Na noite desta quinta-feira, o Twitter se manifestou em nota enviada ao colunista Nilson Xavier, do UOLA rede informou que, se um perfil falso da Globo foi responsável pelas denúncias, ele arcará com as consequências.

“A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”, disse a emissora em nota.

O Twitter está enviando aos usuários que foram prejudicados pelas falsas denúncias nota em inglês. Segue trecho principal, em tradução livre:

“Nós estivemos investigando denúncias a respeito de sua conta e apuramos que elas não procedem. O material removido de sua conta --por causa dessas denúncias-- já foi restaurado. Porém, se você já tiver removido algum material (por causa disso) ele não poderá ser restaurado (pelo twitter). Sua conta não será penalizada. Obrigado. Twitter.”

LEIA MAIS

Twitter sobre perfil falso da Globo: arcará com as consequências

Globo nega ter proibido publicação de frames ou memes na internet

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops