Topo

Ricardo Feltrin

Análise: Com grade imóvel, Band deixa Copa massacrar programas esportivos

Denilson e Renata Fan e Denilson no "Jogo Aberto"  - Divulgação
Denilson e Renata Fan e Denilson no "Jogo Aberto" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

24/06/2018 07h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além de não ter direito de exibir a Copa do Mundo da Rússia, a grade imóvel, estática da Band está deixando que a competição massacre ainda mais a audiência de seus principais programas esportivos, exibidos na hora do almoço e início da tarde.

“Jogo Aberto” e “Os Donos da Bola” desabaram depois que a Copa começou. Perderam mais ou menos 50% de seu público nesse período.

Isso porque ambos --exibidos entre 11h e 14h-- competem diretamente com partidas que estão ocorrendo na Rússia.

ANTES E DEPOIS

Antes do início do torneio, o “Jogo Aberto”, com Renata Fan, chegava a registrar médias de 3 a 3,7 pontos na Grande SP (cada ponto - 72 mil domicílios). Como comparação, o “Jornal da Band”, principal noticiário da emissora, dá pouco mais de um ponto além disso.

Na última sexta, dia em que o Brasil jogou, por exemplo, a média de audiência dos dois esportivos da Band caiu para quase metade disso (1,8 ponto).

Agora obviamente já é um pouco tarde, mas, uma opção para a Band poderia ter sido unificar essas atrações durante a Copa.

Poderia, assim, promover um “bate-bola” após as 14h. Nesse caso, ou reduziria o tamanho do programa de Cátia Fonseca (ao menos durante a Copa), ou o deslocaria provisoriamente para começar na faixa das 11h ou 11h30.

Com isso os comentaristas e apresentadores da Band poderiam discutir todas as tardes resultados “fresquinhos” das partidas do Mundial da Rússia.

Outra possível falha da emissora está em subaproveitar Milton Neves durante a competição.

Ele certamente poderia comandar uma mesa redonda noturna (e diária) para exibir gols e comentar os resultados e perspectivas do certame.

Neves poderia ser encaixado toda noite no lugar do desmilinguido “Video News”, exibido após o programa de R.R.Soares.

A Band, no entanto, preferiu manter sua grade “imexível” e, assim, perder audiência.

Paciência.

LEIA MAIS

Acompanhe todo o notíciário da Copa 2018 no UOL

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops