Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Equipe de esportes da Globo poderá fazer publicidade; emissora confirma

Reprodução/Instagram
Casagrande, Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho cobrem a Copa da Rússia para a Globo Imagem: Reprodução/Instagram
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

04/07/2018 07h02

Nas próximas semanas a TV Globo vai anunciar a liberação dos profissionais de sua equipe de esportes para fazer publicidade e merchandising em praticamente todos os tipos de mídia. A emissora confirma.

A liberação inclui apresentadores, narradores, comentaristas e até mesmo repórteres.

A emissora ainda avalia a data para a liberação “oficial”, mas já antecipou com com exclusividade à coluna que está em fase final de “estudos e testes” para iniciar o processo.

“Uma das frentes da unidade de Esportes é ampliar o olhar sobre novas oportunidades junto aos clientes”, disse a Globo, por meio de uma assessoria de imprensa destacada para o setor.

“Já estamos estudando/testando possibilidades de formatos publicitários junto ao nosso elenco para definir uma política condizente com o olhar do departamento”, conclui a nota.

FORA DO CHAPÉU DO JORNALISMO

A liberação para a publicidade atende a uma demanda antiga de estrelas esportivas da casa.

Essa demanda começou por volta de outubro de 2016, quando a própria Globo decidiu separar o  departamento de Esportes do Jornalismo. Até então a produção da equipe esportiva estava subordinada à direção jornalística. Não mais.

“Celebridades”  como Galvão Bueno, Cléber Machado, Arnaldo Cezar Coelho, Casagrande e Luiz Roberto, entre outros, há anos são sondados por empresas para protagonizar comerciais.

Segundo a coluna apurou, mesmo com a liberação, os profissionais não poderão fazer comerciais para o que  bem entenderem. Nada disso.

Antes, todas as propostas deverão passar pelo crivo da direção da casa, que poderá ou não aprová-las (e até mesmo exigir alterações nas peças).

A Band há anos permite que seus profissionais de esportes façam publicidade e “merchan”, inclusive repórteres.

Desde que, nesse caso, a peça seja veiculada somente na própria emissora (por enquanto).

LEIA MAIS

Em comunicado, Globo alerta repórteres até sobre 'WhatssApp de família'

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!