Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Record Bahia bate Globo das 7h à 0h e se reafirma como "calo" da rival

Zé Eduardo, o Bocão, do "Balanço Geral" Bahia: o maior ibope da TV Record no Brasil - Reprodução
Zé Eduardo, o Bocão, do "Balanço Geral" Bahia: o maior ibope da TV Record no Brasil Imagem: Reprodução
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

15/07/2018 07h02

Foi uma vitória modesta da Record sobre a Globo na Grande Salvador, por apenas 1 décimo de ponto de ibope, mas teve enorme efeito simbólico. Para as duas emissoras, aliás.

Na última quinta, por 12,5 x 12,4, a Record (TV Itapoan) venceu a Globo (TV Bahia) na chamada média comercial, que vai das 7h à 0h.

Esse é o horário que concentra cerca de 85% da publicidade em TV aberta.

Nesse dia (12), a Record também ganhou por um décimo na participação no universo de TVs ligadas em Salvador: 27,1% a 27,0%.

Os dados são da Kantar Ibope Media. Cada ponto em Salvador vale por cerca de 14 mil domicílios sintonizados (já em SP são 72 mil)

Foi a segunda vez que isso ocorreu em apenas um mês. A última vez fora em 13 de junho, mas com 12,3 pontos e 26,4% de share.

Embora não seja o fim do mundo para a Globo, a TV Itapoan confirma que é hoje a afiliada mais bem sucedida da Rede Record. E que, decididamente, se tornou uma espécie de “calo” nacional para a poderosa rival --que, vale lembrar, ainda é líder no restante do país.

OPERAÇÃO DE GUERRA

A Globo fez uma enorme operação meses atrás no sentido de impedir o avanço da Record na Bahia.

Fato incomum, foi até a Record e contratou uma de suas maiores estrelas, a jornalista Jessica Senra. A Globo então a colocou para apresentar o “Bahia Meio-Dia” --que equivaleria ao “SP1” (12h às 13h).

Em sua semana de estreia Jessica venceu, mas a Record se recuperou de forma até impressionante.

Na última quinta, Zé Eduardo e seu “Balanço Geral” local derrotaram o “Bahia Meio Dia” por 17 pontos a 10. Ele tem sido responsável pela maior audiência da Record em todo o Brasil.

A Itapoan-Record tem vencido inclusive o “Mais Você” de Ana Maria Braga e também em boa parte da tarde.

LEIA MAIS

Maior ibope da Record no país, Bahia dá dor de cabeça à TV Globo

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops