PUBLICIDADE
Topo

Com Copa, SporTV passa Band no ibope e GloboNews desaba; veja o ranking

André Rizek comandou e até emocionou com o "Seleção SporTV", um dos programas mais vistos na Copa - Reprodução/Sportv
André Rizek comandou e até emocionou com o "Seleção SporTV", um dos programas mais vistos na Copa Imagem: Reprodução/Sportv
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

19/07/2018 10h44

Dados de audiência da Kantar Ibope Media, obtidos pela coluna, mostram a dança dos números na TV brasileira em junho, quando começou a Copa da Rússia (dia 14).

Os dados a seguir fazem parte da medição de canais abertos e fechados sintonizados somente por aparelhos de TV por assinatura: 11,5 milhões de domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Cada ponto equivale a cerca de 240 mil domicílios sintonizados. A faixa horária analisada é das 7h à 0h.

Aos números:

Como esperado, o SporTV (Globosat), que já vinha bem desde o final do ano passado, disparou. E como.

Em junho o SporTV foi o quarto canal mais visto na TV paga, só atrás de Globo, Record e SBT. Fechou com 1,87 ponto de média, à frente da Band (1,20).

Já o Fox Sports bateu seu recorde e terminou o mês passado como 8º canal mais visto, com 0,55 ponto. Ficou à frente da RedeTV, que terminou em 10º lugar com 0,52.

Já a ESPN Brasil, que não teve direito de exibição da Copa, marcou 0,20 e foi o 37º canal no ranking. A ESPN Brasil não teve grande variação nos últimos meses.

GLOBO CAMPEÃ

Única TV aberta a ter direitos da Copa da Rússia, a Globo nadou com braçadas ainda mais largas na audiência no mês passado.

Com 17,6 pontos de média nacional, atraiu 35% das TVs por assinatura ligadas entre 7h e 0h.

Sem o evento, Record (5,03) e SBT (3,63) mantiveram mais ou menos a média de público de meses anteriores em a Copa.

GLOBONEWS CAI

No mês de estreia da Copa, pelo jeito, ninguém queria saber do noticiário geral.

A GloboNews, canal da Globosat, despencou no ranking da TV paga.

Caiu do 8º lugar em maio (0,66) para o 17º lugar em junho (0,42).

Veja abaixo os 30 canais mais vistos na TV por assinatura em junho.

Emissora, pontos, share

1º Globo - 17,6 pontos e 34,97%
2º RecordTV - 5,03 e 10,00%
3º SBT - 3,63 e 7,21%
4º SporTV - 1,87 e 3,71%
5º Band - 1,20 e 2,38%
6º Cartoon - 1,01 e 2,01%
7º Discovery Kids - 0,99 e 1,97%
8º AXN - 0,58 e 1,16%
9º Megapix - 0,57 e 1,12%
10º Fox Sports - 0,55 e 1,09%
11º TNT - 0,52 e 1,03%
12º RedeTV! - 0,52  1,03%
13º Nickelodeon - 0,51 e 1,00%
14º Discovery Home & Health - 0,49 e 0,97%
15º Fox - 0,45 e 0,90%
16º Gloob - 0,45 e 0,89%
17º Discovery Channel - 0,45 e 0,89%
18º Viva - 0,43 e 0,85%
19º GloboNews - 0,42 e 0,84%
20º Multishow - 0,40 e 0,79%
21º Space - 0,39 e 0,78%
22º SporTV2 - 0,39 e 0,78%
23º Universal Channel - 0,39 e 0,77%
24º Warner Channel - 0,36 e 0,72%
25º Disney Channel - 0,33 e 0,65%
26º Boomerang - 0,32 e 0,63%
27º FX - 0,28 e 0,55%
28º Telecine Premium - 0,25 e 0,50%
29º ID - 0,25 e 0,50%
30º Telecine Action - 0,24 e 0,48%

*37º ESPN Brasil - 0,20 e 0,40%

**42º SporTV3 - 0,17 e 033%

***67º FoxSports2 - 0,07 e 0,13%

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL