Topo

Ricardo Feltrin

TV paga exibe o último documentário feito por Anthony Bourdain

Cena da série "Anthony Bourdain: Sem Reservas" (Netflix)  - Divulgação
Cena da série "Anthony Bourdain: Sem Reservas" (Netflix) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

07/08/2018 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canal NatGeo exibe no próximo sábado (dia 11) o último documentário produzido e apresentado pelo chef Anthony Bourdain, que morreu aos 61 anos no último dia 8 de junho, na França, por suicídio.

“Wasted! The Story of Food Wate” (“Desperdiçado - A História do Desperdício de Alimentos”), inédito no Brasil, é dedicado a um dos maiores problemas que Bourdain e seus colegas veem na gastronomia mundial: o desperdício de comida.

O chef nova-iorquino vai atrás das principais causas da perda de alimentos seguindo toda a cadeia produtiva --da agricultura industrializada até as redes de supermercados e lanchonetes de escolas.

Assim como em outro famoso documentário envolvendo alimentos chamado “Cowspiracy - O Segredo Da Sustentabilidade” (2014), em “Wasted” Bourdain também mostra como o modelo atual de criação e produção agropecuária contribuem diretamente para mudanças climáticas.

O chef também ouve outros colegas famosos que contam suas próprias experiências de como aproveitar ao máximo todo tipo de comida, inclusive criando pratos incríveis com restos da cadeia alimentar.

BOURDAIN TAMBÉM DESPERDIÇADO

Chef, apresentador, escritor, Bourdain se formou em 1978 no Culinary Institute of America e trabalhou em quase 30 diferentes restaurantes e casas.

Ele foi encontrado morto no quarto de um hotel. Quem o achou foi um colega também chef, Eric Ripert. Bourdain gravava mais um programa para a CNN no sul da França.

Segundo a perícia policial francesa, ele não fez uso de nenhuma droga antes de morrer. O chef norte-americano se enforcou.

Em um de seus livros, "Cozinha Confidencial" (2000, Companhia das Letras), ele relatou vários episódios de uso de drogas, não só seus mas também de colegas.

Mais tarde ele diria, grosso modo, que "exagerou" um pouco no livro. 

Programa: “Wasted! The Story of Food Wate”
Onde: NatGeo (National Geograpfic) - todas as operadoras
Dia: Sábado, dia 11 de agosto
Horário: 21h
Avaliação: Excelente

LEIA MAIS

Bourdain veio a SP e adorou lanche de mortadela do Mercado Municipal

Chef e apresentador Anthony Bourdain se suicida na França aos 61 anos

Siga o colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops