Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Em 2 anos, TV Brasil dispara 64% no ibope e vira 10ª emissora do país

Arte/UOL
O desenho "Show da Luna" está na programação da estatal TV Brasil Imagem: Arte/UOL
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

14/08/2018 13h14

Criada pelo governo Lula em 2007, ameaçada de fechamento pelo atual de Michel Temer (e outros candidatos à Presidência), a TV Brasil acaba de surpreender seus “inimigos”.

Maior emissora pública do país, considerada por anos um mero cabide de empregos, o canal viu sua audiência crescer mais de 60% desde o impeachment de Dilma Rousseff, cerca de dois anos atrás.

A TV da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) fechou o mês passado como a 10ª emissora mais vista do país, segundo dados do Painel Nacional de Televisão.

Não é pouca coisa. Esse é o relatório mais completo sobre TV da Kantar Ibope Media, e que inclui TVs abertas e pagas, sintonizadas por todos os meios (por assinatura ou aberta).

A medição do Ibope analisa um universo de 24 milhões de domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Cada ponto equivale a cerca de 240 mil residências.

Em julho de 2016, pouco antes do impeachment de Dilma, a TV Brasil marcava 0,19 ponto e 0,41% de share neste mesmo relatório.

No mês passado fechou com 0,31 ponto  0,67% de share. Passou da 27ª colocação para a 10ª posição. Um crescimento de 64%

Em dois anos ela ultrapassou canais abertos como TV Aparecida e Rede Vida, e pagos como o Gloob, o AXN e o Megapix.

O crescimento tem sido consistente neste ano: fevereiro (0,22), março (0,23), abril (0,26), maio (0,27), junho (0,29) e julho (0,31).

Vários fatores devem ter influenciado a ascensão.

Além do advento da tecnologia TV digital, houve mudanças no jornalismo e uma nova programação --com destaque às atrações infantis, como as produções nacionais “Show da Luna”, “Peixonauta” e “Detetives do Prédio Azul”.

Veja abaixo as 20 TVs do ranking PNT da Kantar Ibope Media

Posição, TV pontos e share (%) - Medição das 7h à 0h

1 - Globo - 17,4 pontos e 37,3% de share
2 - SBT - 6,95 pontos e 14,93%
3 - Record - 6,72 e 14,45%
4 - Band - 1,36 e 2,91%
5 - RedeTV - 0,64 e 1,37%
6 - SporTV - 0,52 e 1,12%
7 - Cartoon - 0,46 e 0,98%
8 - Cultura - 0,44 e 0,95%
9 - Discovery Kids - 0,43 e 0,92%
10 - TV Brasil - 0,31 e 0,67%
11 - Megapix - 0,30 e 0,63%
12 - AXN - 0,27 e 0,58%
13 - TNT - 0,25 e 0,55%
14 - TV Aparecida - 0,24 e 0,51%
15 - Gloob - 0,23 e 0,50%
16 - Nickelodeon - 0,23 e 0,50%
17 - Rede Vida - 0,23 e 0,49%
18 - Fox - 0,22 e 0,47%
19 - Discovery Channel - 0,22 e 0,47%
20 - Space - 0,21 e 0,45

(Siga o colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops