Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Opinião: Apesar da causa nobre, "Teleton" precisa se renovar como TV

Manuela Scarpa/Brazil News
Famosos e elenco do SBT participam do Teleton na noite desta sexta-feira (9) Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

10/11/2018 14h13

Ninguém questiona a causa que move e mantém o Teleton, uma maratona televisiva destinada a arrecadar dinheiro para a AACD, nascida 20 anos atrás com Silvio Santos.

O que dá para questionar é a insistência nesse formato já cansado --baseado quase que exclusivamente em apresentadores e convidados subindo ao palco e falando sem parar até serem substituídos por outros que farão o mesmo.

É um só dia por ano. O SBT bem que poderia caprichar e inovar mais na produção, na pauta e diversificar o roteiro dessa maratona.

Não vou aqui ficar sugerindo quadros, porque essa não é minha função como jornalista.

Mas, me parece que no formato atual há espaço demais para celebridades e de menos para pais, mães, amigos e os próprios atendidos pela AACD.

Há  uma infinidade de pessoas que já foram atendidas e que devem ter relatos emocionantes para contar. Poderiam compartilhá-los com o público de forma mais efetiva.

Faltam ainda detalhes sobre a própria AACD, sua história, seus integrantes, colaboradores.

Também mereceria espaço contar a história do médico ortopedista Renato da Costa Bonfim, que criou a AACD em 1950.

Mas, se tem algo que definitivamente precisa mudar no “Teleton”, é a insistência nessa eterna trilha sonora tediosa, tristonha e chorosa.

Sempre que alguém --paciente ou parente--, começa a dar um depoimento de superação, vitória etc, imediatamente começa a tocar um piano, flauta ou violino lamurientos.

É muito clichê.

O “Teleton”, como programa, tem de ser para cima. A causa é nobre, mas não custa melhorar a qualidade do que é exibido na TV também.

LEIA MAIS

Silvio Santos convida Bolsonaro para encerramento do Teleton

SBT faz Portiolli apagar posts com medo de perder doações no Teleton

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops