Topo

Ricardo Feltrin

TV paga: 5 programas fofos que protegem e ensinam como tratar animais

O ambientalista e atleta Gui Pádua em ação no "Aprendiz Animal", no canal Animal Planet - Discovery Group
O ambientalista e atleta Gui Pádua em ação no "Aprendiz Animal", no canal Animal Planet Imagem: Discovery Group

Colunista do UOL

23/11/2018 07h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A coluna hoje lista cinco programas que falam e promovem cuidados e defendem a preservação de animais de variados tipos. Podem ser cachorros, texugos, lontras, alpacas, bisões ou arraias, entre outros.

São cinco atrações fofas, divertidas e positivas: mostram pessoas que dão duro e sacrificam muitas vezes a própria vida para cuidar animais --inclusive nos lugares mais remotos do planeta.

São programas também didáticos. Alguns mostram desde como tratar algumas feridas e parasitas dos bichinhos; ou como até ajudar no parto de uma vaca, caso um dia você se encontre numa situação de emergência como essa.

Veja abaixo cinco programas em cartaz. Todos são exibidos quase que diariamente nos canais, em horários variados.

"Família Irwin" (Animal Planet)

São os filhos e a viúva do lendário australiano Steve Irwin, morto em 2006 após ser atingido acidentalmente pelo ferrão de uma arraia. A família não se deixou abater e continua o legado do patriarca num programa pela preservação de habitats e espécies. Também cuidam de animais feridos. Não só macacos e crocodilos estão entre as espécies defendidas pelos Irwins, mas também as arraias. Um exemplo. Três estrelinhas.

"Veterinários do Texas" (Animal Planet)

É um grupo de veterinários abnegados e corajosos que se dedica a cuidar de animais em qualquer condição que estejam. A equipe do Dr. Blue não mede esforços para tratar animais afetados ou feridos em desastres naturais, como enchentes, incêndios ou furacões. Também atendem a todo tipo de incidentes: de coelhos mordidos por cachorros à castração de animais extremamente agressivos. Quatro estrelinhas.

"Dra. Dee Dee - Veterinária do Alasca" (Animal Planet)

Doutora Dee Thornell é dona do Animal House, um dos mais completos hospitais veterinários dos EUA. É um dos programas mais fofos para quem gosta de bichinhos. Dra. Dee leva uma vida de sacrifícios mas feliz em Fairbanks, Alasca. Ela se dedica a cuidar animais em tempo integral. É reconhecida como uma das grandes cirurgiãs da área. Ela chegou no Alasca em 1982 para entregar um animal em uma fazenda e nunca mais foi embora. Cinco estrelinhas.

"Aprendiz Animal" (Animal Planet)

Estreou este ano e é o representante brasileiro na nossa lista. É apresentado pelo paraquedista e ambientalista Gui Pádua. Neste primeiro ano, 12 episódios foram rodados em 12 regiões diferentes do país. Gui mostra trabalho de pessoas anônimas, profissionais que se dedicam a proteger a natureza, animais e regiões inteiras. Também acompanha hospitais e veterinários atuando em locais remotos, em ocorrências dos mais diferentes tipos. Cinco estrelinhas.

"Amizades Insólitas"  - NatGeo Wild

Na opinião deste colunista é o programa com bichos mais adorável da TV paga. Pessoas comuns, biólogos, veterinários mostram vídeos com casos de amizade entre as mais diferentes espécies. São fantásticos exemplos de convivência. Um furão que vira o melhor amigo de uma Collie; um cão Jack Russell e um cavalo que se tornam inseparáveis; o incrível caso de amor entre uma cacatua e um gatinho; uma cabra e uma mula que se tornam “comadres”... “Amizades insólitas” é um programa tão querido que merece seis estrelinhas.

LEIA MAIS

Opinião: TV paga vive "epidemia" de reality shows de carros

TV paga no Brasil perde meio milhão de assinantes em um ano

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops