Topo

Ricardo Feltrin

Globo exclui Chico Pinheiro do rodízio de bancada do "Jornal Nacional"

Chico Pinheiro encerra "Jornal Nacional" batendo palma para catador de lixo - Reprodução/TV Globo
Chico Pinheiro encerra "Jornal Nacional" batendo palma para catador de lixo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

31/12/2018 11h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além da saída do jornalista Alexandre Garcia, a Globo fez esta semana mais uma mudança que afetará o "Jornal Nacional": Chico Pinheiro foi excluído definitivamente do rodízio de bancada que apresenta o telejornal mais importante da emissora nos finais de semana e feriados.

Garcia e Pinheiro integravam o grupo de jornalistas que, na ausência dos titulares, William Bonner e Renata Vasconcellos, apresentava o "JN". Além dos dois, Heraldo Pereira também faz parte desse "time". Há outros no grupo, como Rodrigo Bocardi e Cesar Tralli, eventualmente.

Com a saída de Garcia e o afastamento de Pinheiro, os jornalistas que passam a ocupar o "JN" também serão Dony de Nuccio ("Jornal Hoje") e Flávio Fachel ("Bom Dia, Rio").

Leia mais

Após mais de 30 anos, Alexandre Garcia deixa a Globo

Garcia descumpre norma e publica texto elogioso a Bolsonaro

Em comunicado, o diretor geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, disse que Alexandre Garcia pediu demissão da casa, mas não emitiu nenhuma nota a respeito do afastamento de Chico Pinheiro.

Ao contrário do noticiado por alguns sites, Heraldo Pereira, âncora do "Jornal das 10", da GloboNews, continua no rodízio.

Além de cobrir folgas no "JN", Garcia era comentarista do "Bom Dia Brasil" e tinha um programa de entrevista e análise política na "GloboNews".

No último dia 3, conforme o site Notícias da TV publicou, Garcia postou um texto elogioso ao novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, o que seria uma violação das normas atuais da Globo --que exige apartidarismo de seus jornalistas.

O mesmo "Notícias da TV" também antecipou em abril que a direção de Jornalismo da Globo havia advertido Chico Pinheiro por fazer uma defesa "apaixonada" de Lula após a prisão deste.

Colunista Ricardo Feltrin no TwitterFacebook e site Ooops