Topo

Ricardo Feltrin

Inédito: Hora da Venenosa lidera e derrota Globo pelo 3º mês seguido

Fabíola Reipert conta fofocas sobre celebridades de segunda a sexta em "A Hora da Venenosa" -
Fabíola Reipert conta fofocas sobre celebridades de segunda a sexta em "A Hora da Venenosa"

Colunista do UOL

04/04/2019 06h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"A Hora da Venenosa", com Fabíola Reipert, surgiu cinco anos atrás como um quadro despretensioso de fofocas dentro do "Balanço Geral". Hoje esse quadro, co-apresentado pelo âncora Reinaldo Gottino, é líder isolado de audiência em São Paulo, a principal praça da publicidade brasileira.

Em março a Venenosa foi líder no ibope pelo terceiro mês consecutivo, algo que nunca havia ocorrido antes (veja os dados apurados da Kantar Ibope Media, no final do texto).

Nos últimos três anos Reipert já vinha dando dor de cabeça à Globo, que mexeu várias vezes em sua grade com o objetivo de manter sua histórica liderança vespertina.

A Globo mudou horários, trocou apresentadores, tentou até meio que "imitar" o quadro concorrente dentro do "Vídeo Show", mas acabou derrotada de forma acachapante.

Resignada, a emissora tirou o "Vídeo Show" do ar e realocou a "Sessão da Tarde" e seus filmes para combater a fofoqueira da Record.

Até agora não adiantou absolutamente nada: o único horário em que a Globo fica em segundo lugar praticamente continua sendo entre 14h e 15h, de segunda a sexta. Não é mais o "Vídeo Show" que é freguês, é a própria Globo.

O que é mais notável: o quadro cresceu em audiência --até se tornar atualmente imbatível-- principalmente depois que Reipert, 45 anos, alterou seu "estilo" de fofocar: deixou de dar apenas notas excessivamente negativas, ácidas e críticas sobre artistas e se tornou um pouco mais light.

A mudança de estilo também teve um outro fator positivo: a jornalista deixou de ser alvo de processos judiciais de celebridades ofendidas com suas notas na TV.

Ao contrário de boa parte dos programas de fofocas da TV, que basicamente só copiam colunas e informações alheias, "A Hora da Venenosa" apura boa parte do que publica.

Veja os números do Ibope: A Hora da Venenosa (14h às 15h)

Audiência em pontos (Record, Globo e SBT e TV paga)

Jan - 9,9 x 9,6 pontos x 8,0 pontos (TV paga, 7,5)
Fev - 11,3 x 9,6 x 7,8 (TV paga, 7,2)
Mar - 11,4 x 10,4 x 7,2 (TV paga, 6,9)

* cada ponto equivale a cerca de 73 mil domicílios na Grande São Paulo, cada um tendo em média 3,3 moradores (baseado em dados do IBGE)

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops