Topo

Ricardo Feltrin

Na era digital, 53% dos assinantes de TV paga ainda veem só canais abertos

30% dos assinantes da TV paga passam dia vendo só a Globo; na foto, cena de "O Sétimo Guardião" - Reprodução/TV Globo
30% dos assinantes da TV paga passam dia vendo só a Globo; na foto, cena de "O Sétimo Guardião" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

13/05/2019 06h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um ano após a implantação da TV digital nas maiores regiões metropolitanas do país, um curioso e caro hábito do consumidor ainda persiste.

Explico: com a implantação da TV digital, quase todo o país viu melhorar e estabilizar a qualidade do sinal das TVs abertas, que sempre foi muito irregular --dependendo da região.

Muita gente assinava TV paga justamente por esse motivo: receber a TV aberta, poder ver sua novelinha ou programa de auditório com um sinal melhor que o analógico.

Pois bem, só que hoje, mesmo com sinal digital gratuito e de qualidade melhor até que o da TV paga, mais de 50% dos aparelhos de TV por assinatura no Brasil continuam sintonizando apenas 19 canais abertos (entre comerciais, educativos, públicos e religiosos).

Ou seja, mais da metade dos assinantes de TV seguem pagando para ver algo que é gratuito (basta comprar o conversor, claro).

Os dados, exclusivos, são referentes a março deste ano, na faixa entre 7h e 0h. Eles foram mensurados pela Kantar Ibope Media. A coluna os obteve por outras fontes, já que a Kantar não pode divulgá-los por questão contratual.

Segundo levantamento feito pela coluna, 19 canais abertos são responsáveis por mais de 53% do share em aparelhos de TV por assinatura. Ou seja, quase 53 de cada 100 pontos de TV paga estão sintonizando canais gratuitos (e não os pagos).

Para quem ainda prega a ?morte iminente? da TV aberta, o ranking é um desmentido.

Sim, é verdade que a TV paga está perdendo assinantes ano após ano (quase 3 milhões em cinco anos). Mas, mesmo assim, ela ainda é uma enorme fonte de audiência para a TV aberta.

Canais - share (% de participação no universo de aparelhos ligados)
Das 7h à 0h, no Painel Nacional de Televisão

1 - Globo - 29,47% (sim, quase 1 terço da TV paga passa o dia ligada na Globo)
2 - Record - 11,28%
3 - SBT - 7,12%
4 - Band - 2,60%
5 - RedeTV - 1,14%
6 - TV Aparecida - 0,47%
7 - Rede Vida - 0,42%
8 - TV Cultura - 0,41%
9 - TV Brasil - 0,25%
10 - RecordNews - 0,21%
11 - TV Gazeta - 0,20%
12 - RIT - 0,10%
13 - Novo Tempo - 0,10%
14 - TV Escola - 0,06%
15 - CNT - 0,04%
16 - TV Senado - 0,04%
17 - TV Câmara - 0,03%
18 - Futura - 0,03%
19 - TV Justiça - 0,01%

Fonte: Dados da Kantar Ibope Media

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops