Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Na Bahia, "Jornal Nacional" já perde 1 noite a cada 3 para Record

Lid Lisboa interpreta Jezabel, que conta a história da idólatra e ambiciosa princesa fenícia - Reprodução/RecordTV
Lid Lisboa interpreta Jezabel, que conta a história da idólatra e ambiciosa princesa fenícia Imagem: Reprodução/RecordTV
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

18/05/2019 12h33

A Grande Salvador é hoje a praça mais complicada e a qual a Globo mais vem perdendo para a concorrência.

O "problema baiano" já vem dos últimos dois anos, mas neste a situação está se agravando em horário nobre: a cada 3 dias em 2019 o "Jornal Nacional" perdeu ao menos uma vez para a Record (Itapoan), segundo dados exclusivos de audiência obtidos pela coluna.

No horário no "JN" a Record exibe "Terra Prometida" e "Jezabel", que, desde janeiro, já ficaram 40 noites à frente do principal telejornal do país.

As novelas bíblicas chegam a passar dos 20 pontos de média. Não só derrotam a Globo como estão dando praticamente o dobro do SBT (TV Aratu).

Na Bahia cada ponto de audiência equivale a cerca de 13,5 mil domicílios sintonizados. Os dados foram apurados pela Kantar Ibope Media (mas obtidos por outras vias, já que a Kantar não pode divulgá-los dessa forma).

Nos últimos anos a Record-Itapoan passou a incomodar a Globo inicialmente no meio do dia.

O "Balanço Geral" local, comandado por Zé Eduardo Bocão, passou a derrotar sistematicamente a TV Bahia (Globo). A tal ponto que a obrigou a mexer nos horários de "Encontro com Fátima" e de seu telejornal ao meio-dia.

Nada funcionou até o momento. Pior: a programação noturna da TV Bahia passou a perder também, até chegar ao ponto atual de derrotas do "JN". A crise chegou até o "chão de fábrica" da Globo Bahia: na semana passada foram demitidos dezenas de funcionários.
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-demite-40-jornalistas-na-bahia-e-ancora-xinga-bolsonaro-e-o-c-26590

Além da Bahia a Globo vem enfrentando dura rivalidade da Record em Goiânia e no DF. O SBT também incomoda a Globo em algumas outras praças.

Apesar de tudo, a Globo continua líder isolada até com certa foga na média de audiência do país (Painel Nacional de Televisão, que mede as 15 maiores regiões metropolitanas do país).

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops

Ricardo Feltrin