Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Band cai 40% no ibope em uma década e 2019 é seu pior ano

Reprodução/Instagram
Mudança do "MasterChef Brasil" para os domingos foi opção errada da Band este ano Imagem: Reprodução/Instagram
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

2019-06-05T10:08:32

05/06/2019 10h08

A Band enfrenta problemas complexos em duas frentes: financeira e de programação. Com isso apresenta nos primeiros cinco meses deste ano sua pior performance no ibope desde 2009.

Os dados, exclusivos, foram obtidos pela coluna e mostram que desde aquele ano a emissora do Morumbi perdeu pelo menos 40% de sua audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT).

Essa medição analisa a audiência nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Segundo o PNT (dados da Kantar Ibope, mas obtidos por outra vias pela coluna), cada ponto equivale a cerca de 254 mil domicílios sintonizados no país. O horário mensurado é das 7h à 0h (o chamado horário comercial da TV).

Entre janeiro e maio de 2009 o ibope da Band foi de 2,5 pontos. No mesmo período este ano o índice caiu para 1,5 ponto.

Um dos grandes problemas da emissora é a perda do futebol brasileiro, com quem tinha parceria com a Globo nos últimos anos, mas que, devido a problemas de caixa, teve de abrir mão.

Também fez algumas escolhas erradas, como estreias que não duraram muito e mudanças que não funcionaram como o esperado (como a exibição do "MasterChef", seu maior ibope, para os domingos).

No passado o slogan da Band foi "o canal do esporte".

Nos últimos anos a emissora enfrenta uma profunda crise financeira, e tem feito todo tipo de cortes de custos para se manter viável. No mês passado houve mais uma leva de demissões na casa, que atingiu praticamente todos os níveis hierárquicos.

O que acontece hoje com a "empresa" Band é um círculo vicioso: como não tem dinheiro, não pode investir alto em programação; sem atrações não obtém o ibope esperado; sem ibope perde mais dinheiro (de anunciantes); com menos dinheiro tem menos capacidade de pagar dívidas e cobrir gastos.

Porém, apesar da queda, a Band ainda não corre risco de perder o posto de 4ª maior TV do país no ibope.

A RedeTV este ano registra média de 0,7 ponto de janeiro a maio. Cresceu apenas 15% na comparação com dez anos atrás (0,6).

Veja abaixo a audiência da Band no PNT desde 2009
Em pontos

2009 - 2,5 pontos
2010 - 2,2 pontos
2011 - 2,2 pontos
2012 - 2,2 pontos
2013 - 2,3 pontos
2014 - 2,1 pontos
2015 - 1,8 ponto
2016 - 1,9 ponto
2017 - 1,8 ponto
2018 - 1,6 ponto
2019 - 1,5 ponto
Fonte: Dados do PNT