Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Após cortes, Silvio quer mais "merchan" no jornalismo da madrugada

Dudu Camargo e Marcão continuam a dividir o novo e mais longo "Primeiro Impacto" - Reprodução/SBT
Dudu Camargo e Marcão continuam a dividir o novo e mais longo "Primeiro Impacto" Imagem: Reprodução/SBT
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

14/06/2019 11h52Atualizada em 14/06/2019 13h03

Além do promovido corte de cabeças e custos ontem no Departamento de Jornalismo do SBT, outro objetivo de Silvio Santos é incrementar a venda de "merchan" no novo e longo "Primeiro Impacto"

Conforme o colunista Flavio Ricco, do UOL, informou ontem, apresentado por Dudu Camargo e Marcão do Povo, o "Primeiro Impacto" vai entrar no ar às 4h a partir da da próxima segunda; só sairá às 10h30. O "SBT Notícias" foi extinto e será substituído por uma reprise do "SBT Brasil".

As âncoras Karyn Bravo e Analice Nicolau foram demitidas. Cassius Zeilmann voltará para a reportagem por ora.

Silvio optou em demitir as duas pois tinham os maiores salários, mas manteve basicamente a equipe de repórteres.

Com a marca "Primeiro Impacto" Silvio se sente à vontade para faturar com "merchan" por seis horas e meia. Ele não permitia "merchan" no "SBT Notícias"

Com a saída de Nicolau e Bravo, estuda-se colocar Débora Bergamasco e Kallyna Sabino no rodízio do fim de semana, na folga dos titulares.

É possível que surja aí um novo produto, o "Jornal da Semana". Seria exatamente a mesma coisa que o "Primeiro Impacto" , mas com outro nome.

Outro motivo que fez Silvio remexer todo o departamento foi um relatório de alguns "furos" ou antecipações de notícias que o SBT deu no "Hora 1" nos últimos tempos. Isso só ocorreu porque a emissora tinha equipes a postos e ao vivo.

Senta que tem mais história

Outros programas do SBT, como o "Fofocalizando", também podem ser alvo de redução de pessoal, segundo a coluna apurou. O modelo seria mais ou menos o mesmo usado para o "Primeiro Impacto".

Por trás de tudo está a regra de ouro de Silvio Santos: nenhum programa pode dar prejuízo. Todo programa (seu núcleo de produção) precisa pagar a si mesmo. No mínimo.

Veja como deve ficar a grade do SBT

Segunda a sexta: "Primeiro Impacto" das 4h às 10h30; SBT Brasil (reprise) às 3h15;

Sextas para sábados: "Chaves", das 4 às 8h;

Sábado para domingo: "Sobrenatural" da 1h30 às 5h45; "Jornal da Semana SBT" das 5h45 às 7h;

Domingo para segunda: "O Crime não Compensa" da 0h às 4h (de domingo para segunda); 4h "Primeiro Impacto"

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops