Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


TV paga exibe filme inédito sobre atuação do Brasil na 2ª Guerra

Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou com os Aliados na 2ª Guerra na Itália - Reprodução
Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou com os Aliados na 2ª Guerra na Itália Imagem: Reprodução
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

16/07/2019 14h40

Em lembrança aos 75 anos da atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Grande Guerra, o canal History vai exibir no próximo dia 28 o inédito "Navalha: Um Batalhão Brasileiro na Linha Gótica".

Realizado em 2016, inédito até hoje no Brasil, ele foi premiado como Melhor Filme Internacional na 11ª edição do GI Film Festival (evento cinematográfico dedicado a temas militares), nos EUA.

O documentário trata especificamente do regimento que se aventurou nos chamados campos de batalha da "Linha Gótica", na Itália.
A "Linha Gótica" era uma espécie de "fronteira" com 280 km de extensão, estava localizada no Norte da Itália e foi uma das últimas defesas projetada por nazistas na 2ª Guerra.

Seu objetivo era retardar ao máximo o avanço dos Aliados em território italiano.

Dirigido por Durval Lourenço Pereira, o filme tem imagens exclusivas e entrevista cerca de 20 pessoas, entre ex-combatentes e historiadores.

O documentário aborda ainda os efeitos psíquicos e físicos de uma guerra na vida dos soldados brasileiros daquele período e de suas famílias.

Programa: Navalha: Um Batalhão Brasileiro na Linha Gótica

Onde: The History Channel

Quando: dia 28 de julho

Horário: 20h40

Classificação: 12 anos

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops