Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Avalanche impede apresentadora de atingir cume da montanha K2

Karina Oliani, médica, alpinista e piloto de helicópteros  - Ramon Vasconcelos/TV Globo/Divulgação
Karina Oliani, médica, alpinista e piloto de helicópteros Imagem: Ramon Vasconcelos/TV Globo/Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

19/07/2019 18h09

Uma avalanche interrompeu a expedição da apresentadora e alpinista Karina Oliani, que tentava atingir o cume da montanha K2, na fronteira entre o Paquistão e a China.

A avalanche ocorreu ontem quando o grupo estava a cerca de 600 metros do cume, segundo ela.

Um sherpa (guia) ficou ferido (sem gravidade) e também cordas essenciais para a escalada foram levadas pela neve. Por isso o grupo optou em retornar ao campo-base.

Karina disse ontem à coluna (por whatsapp) que o grupo retornou e que todos estão no momento a uma altitude de 5.000 metros.

"Estávamos a uma altitude de 8.000 metros. Se não tivesse acontecido isso (a avalanche) em aproximadamente cinco horas estaríamos no cume", afirmou.

Ela afirmou que não descarta uma segunda tentativa de escalar a montanha nos próximos dias.

Oliani tenta ser a primeira mulher sul-americana a atingir o cume do K2.

Menos de 400 pessoas no mundo completaram essa façanha desde que ele foi descoberto por exploradores no início do século 20.

O K2 (Karakoram 2) é a segunda maior montanha do mundo, só atrás do Everest, mas é a mais mortal e perigosa.

Está localizada num local tão ermo e inacessível que só foi descoberta por mapeamento científico em 1904; e só foi escalada pela primeira vez 50 anos depois, por uma equipe italiana.

Médica e pilota de helicópteros --especialista em resgates em locais difíceis--, Karina Oliani, 37, está filmando toda a aventura, que já dura um mês, para um documentário para TV ou streaming.

Ela já escalou o Everest 2 vezes --pelas faces Sul e Norte.

Ela já apresentou quadros nos programas "Fantástico" e "Esporte Espetacular", da Globo, e foi co-apresentadora e guia do reality "Desafio Celebridades", que estreou no canal Discovery em 2017.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops