Topo

Ricardo Feltrin

Xuxa se rende a tratamento da moda e faz harmonização facial

Andréa Sorvetão reencontra Xuxa Meneghel - Reprodução/Instagram - 2018
Andréa Sorvetão reencontra Xuxa Meneghel Imagem: Reprodução/Instagram - 2018

Colunista do UOL

02/08/2019 08h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Poucos dias depois de criticar o tratamento de harmonização facial (na verdade, orofacial é o nome correto) que a ex-paquita Andrea Sorvetão fez, Xuxa acabou cedendo e fazendo o mesmo procedimento.

A coluna apurou que ele foi feito semanas atrás em Belo Horizonte, pelas mãos do já famoso cirurgião dentista Igor Costa Alves.

É o mesmo que fez a harmonização de Gretchen e de Joelma, entre outras estrelas. Ele costuma exibir os resultados de sua técnica em seu Instagram, mas não publicou o de Xuxa.

Xuxa sempre se mostrou reticente a tratamentos estéticos, seja cirurgia plástica ou aplicação de botox.

Sorvetão, 45 anos, postou uma selfie cinco dias após um tratamento semelhante.

Xuxa, 56 anos, comentou publicamente que não gostou, e avaliou que a amiga estava "sem expressão".

Sorvetão não pareceu nem um pouco chateada e respondeu que ainda era cedo para ver o resultado de fato, já que ainda estava inchada devido ao procedimento

Cirurgiões dentistas especializados têm autorização não só para fazer esse tratamento como também outros, como aplicação de botox --desde que tudo esteja circunscrito à região da face. Trata-se de um procedimento considerado não cirúrgico (sem cortes ou bisturis), e é até bem simples e rápido, na maioria das vezes

O CFM (Conselho Federal de Medicina), porém, discorda e vem batalhando nos últimos anos --sem sucesso-- para proibir a prática por dentistas.

O tratamento consiste na aplicação subcutânea de ácido hialurônico (um tipo de gel) e de outras substâncias. Pode incluir ainda outras técnicas, com aplicação de fios e de outros produtos --incluindo o famoso botox.

Como o próprio nome diz, o objetivo do procedimento é "re-harmonizar" a expressão facial e o viço da pele, que, grosso modo, vai "murchando" com o passar dos anos em todas as pessoas.

Após a aplicação há uma visível --porém temporária-- recuperação da jovialidade da pele e da expressão. Porém, não se trata de um processo: necessita de manutenção para o resto da vida.

Cerca de 15 dias após a aplicação o inchaço desaparece e os resultados já podem ser vistos de forma clara.

Também é um processo caro, que pode custar mais de R$ 20 mil ou mais. O ácido hialurônico custa em média R$ 1.000 por ml.

De forma geral quanto maior a quantidade de ácido é usada, maior é seu espaço de preenchimento de eventuais rugas. Portanto, melhor o resultado aparente.

Segundo a coluna apurou, Gretchen, 60 anos, por exemplo, usou 27 seringas (27 mls). Salvo em casos de genética privilegiada, quanto mais avançada a idade, provavelmente maior a necessidade de produto.

Silvio Santos também fez esse procedimento nos EUA no ano passado, conforme esta coluna informou com exclusividade em abril.

Seu tratamento chegou a viralizar em grupos de especialistas em harmonização e cirurgia plástica, que elogiaram bastante o resultado.

Outro lado

Desde ontem a coluna entrou duas vezes em contato com a assessoria de Xuxa questionando o procedimento. Não houve resposta até o momento da publicação desta coluna.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops