Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Globo Alagoas retalia, rebaixa e afasta âncoras após greve

Liara Nogueira, do "Bom Dia Alagoas", ainda afastada pela direção da Globo Alagoas (TV Gazeta) - Reprodução/YouTube
Liara Nogueira, do "Bom Dia Alagoas", ainda afastada pela direção da Globo Alagoas (TV Gazeta) Imagem: Reprodução/YouTube
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

12/08/2019 06h03

A TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, está sendo acusada de promover retaliações contra jornalistas que aderiram à greve da categoria em todo o Estado alagoano, ocorrida em junho passado.

Logo após a greve a emissora demitiu 15 jornalistas e apresentadores. No entanto foi obrigada pela Justiça trabalhista a reintegrá-los.

A emissora até acatou a decisão, mas logo após a reintegração iniciou um processo de retaliação, segundo esta coluna apurou. O objetivo da direção da TV era reduzir em 40% o salário das equipes, o que não foi aceito.

A emissora --que pertence à família do senador Fernando Collor de Mello-- inicialmente deu férias forçadas a todos os reintegrados por força da lei.

A seguir passou a rebaixá-los de cargo, com redução de ganhos, benefícios e visibilidade.

Produtores viraram editores. Apresentadores viraram editores. Outros funcionários foram trocados de postos e colocados em cargos menores.

Âncoras e comentaristas com anos de casa foram afastados do ar.

A TV Gazeta em Alagoas enfrenta uma grave crise econômica e até mesmo política. Nos próximos dias deverá ir à leilão o prédio que sedia a emissora, para pagar dívidas.

O diretor-executivo, Luís Amorim, está sendo investigado pela Lava-Jato, assim como o próprio Collor de Mello, há anos acusado de corrupção e que teve uma prisão de 22 anos pedida pela PGR (Procuradoria Geral da República) em abril.

A emissora foi procurada duas vezes na semana passada e não respondeu à coluna (veja mais abaixo).

Nas redes sociais, inclusive, é possível acompanhar ao público pedindo o retorno dos apresentadores.

Entre os afastados estão apresentadores(as) do Bom Dia Alagoas, ALTV 1ª Edição, Gazeta Rural e do Globo Esporte Alagoas.

Na próxima quinta (15) haverá uma audiência da ação movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a emissora.

Durante a semana, a coluna procurou a direção da TV Gazeta, afiliada da Globo, duas vezes.

Em ambas foi informado o motivo do contato, o teor das acusações sobre a emissora e solicitada uma manifestação oficial sobre o caso.

A direção da TV Gazeta simplesmente ignorou as mensagens.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops