Topo

Ricardo Feltrin

Samy Dana recebe proposta formal da Band e deve assinar

Samy Dana, 40, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas - Reprodução/Globo
Samy Dana, 40, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

25/08/2019 06h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pouco mais de três semanas após deixar a Globo, o economista Samy Dana parece já ter destino certo: ele deve ser uma das novas estrelas da Band, onde vai reforçar o Jornalismo da casa.

Dana, 40 anos, trabalhou por quase sete deles no Grupo Globo, nas funções de comentarista ("Jornal da Globo"), orientador de economia pessoal ("Hora 1" e "SP1"), no "Esporte Espetacular" e apresentador do "Conta Corrente" (GloboNews).

Também fazia participações em programas do canal SporTV, na rádio Globo e assinava colunas no jornal "O Globo" e "Valor Econômico", e no site G1, do grupo.

Com formação e visão econômica liberal, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, com extensão "pós-PhD" em Harvard, Samy começou a cair em desgraça, segundo esta coluna apurou, devido a um longo processo de "fritura" na Globo, iniciado por Miriam Leitão no ano passado.

Leitão --que não é economista-- era uma das maiores críticas ao estilo e conteúdo das colunas e participações de Samy. Chegou a verbalizar isso publicamente no ano passado, numa já lendária reunião com a cúpula da GloboNews.

Na ocasião, no afã de criticar o colega --a quem chegou a pedir que falasse menos na reunião-- Leitão cometeu um erro primário de matemática, no que foi prontamente corrigida por Samy.

Trechos dessa reunião, que terminou sob forte tensão e causou grande repercussão dentro da emissora, foram publicados com exclusividade por esta coluna à ocasião.

Não é possível fazer acusações, mas Leitão, aparentemente, não deixou barato a desfeita. Desde logo ela recebeu apoio de várias colegas veteranos que, como ela, se incomodavam com o espaço que ele vinha obtendo na casa --e principalmente com sua visão econômica liberal..

Coincidência ou não nas semanas seguintes Samy acabou afastado de todos os programas da GloboNews.

Suas participações em outros produtos e veículos da casa também foram minguando.

No final, a Globo chegou a acenar-lhe com a participação em Entretenimento e Esportes, mas o economista não aceitou.

Na Band, deve ser um dos principais comentaristas do novo telejornal que a emissora pretende lançar após as 22h. Também deve ter quadros ou até um programa no canal pago BandNews e na rádio BandNews FM

Antes de escolher a Band, Samy chegou a ser sondado por Jovem Pan, CNN e Record.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops