Topo

Ricardo Feltrin

Pesquisa da Globo fez Fernanda Gentil ganhar colegas no "Se Joga"

Érico Brás, Fabiana Karla e Fernanda Gentil no "Se Joga" - Reprodução/Globo
Érico Brás, Fabiana Karla e Fernanda Gentil no "Se Joga" Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

27/10/2019 06h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semana passada o colunista Chico Barney analisou durante o "Podcast UOL Vê TV" que um dos problemas do programa "Se Joga", da Globo, é que Fernanda Gentil deveria apresentá-lo sozinha, e não com companheiros (Érico Brás e Fabiana Karla).

Na verdade, essa era a ideia original para o programa. Até o início deste ano, até então sem nome definido, o vespertino da Globo teria apenas Fernanda no comando.

Em abril passado esta coluna antecipou que o programa fora adiado após pesquisas junto a grupos de telespectadores. Aliás, não só a atração de Gentil fora adiada, mas também a de Angélica.

Quatro dias após a publicação da coluna, Gentil se manifestou publicamente e negou pesquisa ou rejeição a seu nome ou ao piloto.

Sensatamente também rejeitou ainda o adjetivo de "grande aposta" da emissora para as tardes, após o fim do "Vídeo Show".

No entanto a coluna estava certa: em pesquisa —realizada provavelmente em março— feita após os primeiros pilotos terem sido gravados, a Globo identificou rejeição a um formato apresentado apenas por ela.

Embora tenha negado à época, foi a pesquisa que levou a Globo a procurar outros companheiros para co-apresentar a atração com Fernanda.

Não há demérito algum nisso, é bom dizer.

Há décadas a Globo lança mão de pesquisas e de "grupos de discussão" para decidir os rumos de sua programação. Não só na área de shows. Não se pode dizer que houve rejeição à apresentadora, e sim ao formato.

No fim das contas o desejo de Chico Barney era também o desejo original da Globo para o programa.

O "Se Joga" até agora não "decolou" em São Paulo, principal mercado publicitário do país, mas até que vai indo bem no PNT (Painel Nacional de Televisão).

O programa vem sofrendo muitas críticas externas e internas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops