Topo

Ricardo Feltrin

Com "A Fazenda" e novo jornalismo, Record tem pior ibope de 2019

Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, 2º lugar no ibope em SP e no PNT - Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, 2º lugar no ibope em SP e no PNT Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Colunista do UOL

01/11/2019 10h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Até o momento os investimentos que a Record começou a fazer em jornalismo e a exibição de mais uma edição do reality show "A Fazenda" não surtiram resultado junto ao público.

A emissora fechou outubro com 4,8 pontos de média de ibope 24 horas na Grande São Paulo. Trata-se do pior resultado mensal este ano. Na comparação com outubro do ano passado a queda da Record chega a 18%.

O SBT garantiu a vice-liderança pelo 31º mês consecutivo, com 6,2 pontos. Ou seja, ficou cerca de 30% à frente da rival. A Globo liderou como 13,2 pontos e a Band ficou em quarto, com 1,6.

No entanto, é bom lembrar que chegou a essa vice-liderança graças também à aparente incapacidade da Record em reagir do que pela qualidade de conteúdo do SBT.

Além disso a Record fatura bem mais (R$ 1,77 bi x R$ 1,06 bi). No último dia 17 o SBT também promoveu um grande corte de pessoal.

Mesmo assim o SBT ficou à frente da Record em praticamente todas as faixas horárias. E a única que a Record já teve certa folga, a vespertina, a vitória foi por apenas um décimo: 6,8 x 6,7 (Globo, 12,6; Band, 2,7).

Mesmo com a estreia de "A Fazenda", a Record perdeu também em horário nobre (18h à 0h): marcou 7,8 pontos de média, contra 8,1 da TV de Silvio Santos; a Globo registrou 25,7 e a Band 2,3.

O horário em que o SBT dispara e abre larga vantagem contra a TV de Edir Macedo é, obviamente, a madrugada. Nessa faixa o SBT marcou em outubro 4,5 pontos, contra só 1,2 da Record (Globo fez 6,1 pontos de média e a Band, 0,6.

No país

O SBT também superou a Record pelo sétimo mês no chamado PNT (Painel Nacional da Televisão).

Na média das 24 horas, a emissora marcou 5,2 pontos, índice 14% superior aos 4,6 pontos da Record. A Globo ficou com 13,1 e a Band com 1,1.

No horário nobre nacional (18h à 0h), o SBT encerrou o mês de outubro com média de 7,7 pontos. A Record, terceira colocada, marcou 7,2 pontos. A Globo liderou com 24,8 pontos de média e a Band teve 1,6 de média.

Todos esses dados consolidados são da medição da Kantar Ibope Media no país. A coluna obteve os dados por terceiros, já que a Kantar é proibida contratualmente de divulgá-los dessa forma à imprensa.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops