Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


TV Cultura dá mais ibope que Band em quase 1 a cada 3 horas

O desenho "Turma da Mônica" é dos sucessos de audiência da TV Cultura  - Reprodução
O desenho "Turma da Mônica" é dos sucessos de audiência da TV Cultura Imagem: Reprodução
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

26/11/2019 05h22

Surpresa no ibope: dados de audiência na Grande São Paulo mostram que a principal concorrente da Band hoje é a TV Cultura, e não a RedeTV.

Claro que são duas emissoras com finalidades e públicos diferentes. Mas, números são números.

Dedicada à programação infantil, a TV Cultura rouba o 4º lugar em audiência da Band em cerca de uma a cada 3 horas (ambas atrás de Globo, SBT e Record, respectivamente).

No mês passado a TV pública paulistana ficou 220 horas das 720 horas do mês em quarto lugar.

Em novembro, somente até o dia 18 ela já ficou 140 horas. Ou seja, a expectativa na Cultura é que este mês os números sejam ainda um pouco melhores.

Os dados obtidos pela coluna foram mensurados pela Kantar Ibope Media.

A coluna os obteve junto a fontes nas TVs, que são as únicas que recebem essas informações. Contratualmente a Kantar é proibida de divulgá-los.

A situação da Band hoje está ficando desconfortável tanto em ibope como financeiramente.

Recentemente, porém, houve uma boa notícia: a endividada emissora chegou a um acordo financeiro com a Globo —uma da de suas maiores credoras.

Em termos de programação, a Band perdeu nos últimos anos o futebol —justamente pelo fato de não pagar mais à Globo.

A TV ainda cometeu um erro estratégico este ano: passou seu carro-chefe, o "Masterchef", para os domingos. O reality tem perdido público a cada nova edição. A atual já voltou para as terças, mas segue indo mal.

Outro problema são as constantes mudanças de rumo. No último dia 19 o diretor de Conteúdo da emissora, o argentino Patrício Diaz, pediu demissão, como informou o colunista Flávio Ricco, do UOL.

Também vale lembrar que no início do ano o Grupo Band sofreu um duríssimo golpe com a morte de seu principal jornalista, Ricardo Boechat, num acidente de helicóptero em São Paulo.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops

Ricardo Feltrin