Topo

Ricardo Feltrin

RedeTV atrasa pagamento de novo; programa sofre cortes

Sonia Abrão, apresentadora do "A Tarde é Sua", da RedeTV - Divulgação)
Sonia Abrão, apresentadora do "A Tarde é Sua", da RedeTV Imagem: Divulgação)

Colunista do UOL

06/02/2020 10h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Emissora atravessa econômica crise sem precedentes
  • No ano passado a RedeTV já tinha atrasado pagamentos e cachês
  • Também cogitou cortar o pagamento de 2 horas dos jornalistas
  • Equipe entrou em estado de greve e emissora voltou atrás

Em uma reunião com tom grave e quase apocalíptico, a equipe do programa vespertino "A Tarde é Sua", da RedeTV, foi informada ontem que não há previsão ou perspectiva de quando todos receberão seus cachês e salários.

O motivo é, mais uma vez, o atraso no repasse por parte da RedeTV à Câmera 5, produtora que pertence a Elias e Sônia Abrão e dona do programa, que é revendido pronto à emissora.

A reunião foi comandada por Margareth, irmã de Sônia e Elias, que estava muito constrangida. A coluna obteve a íntegra do áudio.

Não é a primeira vez que a RedeTV atrasa pagamento a fornecedores de conteúdo e nem mesmo salários.

No ano passado, atendendo a um conselho de um consultor que jamais trabalhou em área televisiva, a emissora chegou a anunciar que cortaria duas horas dos salários de todos os jornalistas.

O anúncio provocou a mobilização dos funcionários, que decretaram estado de greve na emissora. A RedeTV então acabou voltando atrás.

Entre outras medidas drásticas informadas pela produção do "A Tarde é Sua", um dos programas mais tradicionais da RedeTV, estão (caso o atraso nos pagamentos continue):

1 - A partir de agora muitos programas serão gravados pois a ordem é economizar o link ao vivo;

2 - Outra função da medida é que, tentando gravar mais de um programa por dia os colaboradores poderão economizar no vale transporte e na alimentação, assim como na energia elétrica da produtora;

3 - Em sua preleção, Margareth, ainda constrangida, foi ainda mais longe: disse que todos os colaboradores estão liberados para não só fazer outros trabalhos, como também procurar novos empregos;

A crise atingiu em cheio a moral da produção. Nem mesmo Elias e Sônia (ou Margareth) estão recebendo e ambos já têm contas atrasadas.

A depressão atingiu não apenas os funcionários, mas até o ibope do programa.

"A Tarde é Sua" mal tem passado do 1,3 ponto em São Paulo (cada ponto = 74,5 mil domicílios). Com isso tem ficado em quinto lugar no ibope, atrás até mesmo da TV Cultura.

Na semana passada, numa live com a apresentadora Marcia Goldschimidt, o vice-presidente da RedeTV, Marcelo de Carvalho, voltou a atacar a Globo. Ele disse que vê a emissora rival como "desprovida de genialidade".

Pode até ser, mas pelo menos as contas da "inimiga" estão em dia.

Outro lado

Procurada pela coluna, a RedeTV, por meio de sua assessoria, afirmou que a informação "não procede, uma vez que a Câmera 5 recebe diretamente dos clientes".

Outro Lado 2

A coluna vem tentando falar com Elias Abrão, sócio da Câmera 5. Até o momento ele não se manifestou. Se o fizer, suas declarações serão incluídas neste texto.

Ricardo Feltrin no Twitter, e site Ooops