Topo

Ricardo Feltrin

Ibope da TV paga: Veja três dias no ranking em São Paulo

Desenhos como "Peppa Pig", do Discovery Kids, atrem menos ibope que canais noticiosos  - Divulgação
Desenhos como "Peppa Pig", do Discovery Kids, atrem menos ibope que canais noticiosos Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

10/04/2020 15h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A coluna publica hoje três dias de dados consolidados de audiência da TV paga na Grande São Paulo.

Eles foram computados pela Kantar Ibope Media na última segunda (06), terça (07) e quarta-feira (08), na faixa das 7h à 0h. Esse é o chamado horário comercial, que concentra mais de 85% da publicidade nacional.

Cada ponto nessa medição equivale a 28.190 domicílios sintonizados na região.

SP é a mais importante para o mercado publicitário e a que concentra individualmente o maior número de pontos de TV por assinatura.

Dito tudo isso também é preciso lembrar que a maioria absoluta da população não tem TV paga.

São cerca de 15,5 milhões de assinantes no país. Para efeitos de comparação, a Netflix sozinha já tem mais assinantes que isso no Brasil.

Outra observação é que os dois rankings que a coluna publica hoje estão evidentemente "distorcidos" por causa da pandemia de coronavírus.

Por que distorcidos? Bem, porque desde meados do mês passado houve uma disparada no consumo de canais noticiosos, como a GloboNews e também da novata CNN Brasil.

Esses canais têm registrado médias acima inclusive de canais infantis ou de esportes, que historicamente sempre foram os mais vistos.

Outro ponto a ser observado é que os canais noticiosos também apresentam variação de acordo com o conteúdo exibido.

Ontem (09), por exemplo, a novata CNN Brasil trouxe uma notícia exclusiva sobre a gravação de um diálogo entre Onyx Lorenzoni e Osmar Terra a respeito do ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

O assunto repercutiu quase que o dia todo. Portanto, é óbvio que a emissora terá um resultado mais expressivo neste dia.

Outro ponto é que canais premium, como os Telecine e TNT séries, estão abertos para todos os assinantes também por causa da quarentena.

De qualquer forma os rankings abaixo são bons retratos do comportamento do assinante de TV paga, que tem importância para o mercado justamente por ter —supostamente— maior poder aquisitivo.

Não está considerado no ranking o acesso de TV por meio de pirataria. Estima-se que já existam 4,5 milhões de pontos piratas no país. Ou seja, quase 30% do universo legalizado.

Veja os 20 canais pagos mais vistos na última terça e quarta-feira em São Paulo.

Das 7h à meia-noite

Dia 6, segunda

1 - GloboNews - 1,420
2 - CNN Brasil - 1,013
3 - Viva - 0,693
4 - Telecine Premium - 0,635
5 - Discovery Kids - 0,627
6 - Universal Channel - 0,554
7 - Nickelodeon - 0,542
8 - AXN - 0,495
9 - Multishow - 0,481
10 -Space - 0,440
11 - Gloob - 0,438
12 - Home & Health - 0,413
13 - TNT - 0,408
14 - BandNews - 0,372
15 - Cartoon - 0,363
16 - Animal Planet - 0,340
17 - Warner Channel - 0,336
18 - Telecine Action - 0,323
19 - Megapix - 0,313

20 - Telecine Pipoca - 0,306

Dia 7, terça

1 - GloboNews - 0,940
2 - Viva - 0,750
3 - CNN Brasil - 0,679
4 - Gloob - 0,644
5 - Discovery Kids - 0,518
6 - Cartoon - 0,509
7 - Telecine Premium - 0,461
8 - Telecine Pipoca - 0,448
9 - Universal Channel - 0,440
10 - Discovery Channel - 0,426
11 -TNT Séries - 0,420
12 - Telecine Action - 0,397
13 - AXN - 0,388
14 - Nickelodeon - 0,373
15 - Multishow - 0,372
16 - Home & Health - 0,371
17 - Telecine Fun - 0,352
18 - Space - 0,345
19 - History Channel - 0,342
20 - TNT - 0,328

Dia 8, quarta

1 - GloboNews - 1,214
2 - Viva - 0,896
3 - Cartoon - 0,643
4 - CNN Brasil - 0,578
5 - Discovery Kids - 0,578
6 - Gloob- 0,574
7 - AXN - 0,551
8 - Telecine Premium - 0,548
9 - Telecine Pipoca - 0,532
10 - Multishow - 0,523
11 -TNT Séries - 0,500
12 - Discovery Channel - 0,490
13 - Telecine Action - 0,401
14 - Home & Health - 0,379
15 - Fox Channel - 0,374
16 - Nickelodeon - 0,365
17 - Telecine Touch - 0,363
18 - Space - 0,341
19 - Animal Planet - 0,311
20 - History Channel - 0,303

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops