PUBLICIDADE
Topo

Ibope: 20 canais mais vistos no país na TV paga em março

"O Incrível Mundo de Gumball", do Cartoon; canal infantil foi o 2º mais visto de março, atrás da GloboNews  - Divulgação
"O Incrível Mundo de Gumball", do Cartoon; canal infantil foi o 2º mais visto de março, atrás da GloboNews
Imagem: Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

25/04/2020 00h09

Resumo da notícia

  • GloboNews liderou ibope no mês que marcou início da quarentena
  • Apesar de ter estreado só na metade do mês, CNN ficou no top 20
  • Ranking traz audiência da TV paga nas 15 maiores regiões do país

A coluna traz hoje a média mensal e nacional do ibope da TV paga no mês de março.

Trata-se da audiência consolidada pela Kantar Ibope Media nas 24h do dia.

O chamado relatório Pay-PNT mede o alcance dos canais pagos na principal região metropolitana do país.

O mês de março foi marcado por dois fatos relevantes:

O primeiro: a quarentena devido à pandemia de coronavírus, que afastou do trabalho, das ruas e do convívio social os brasileiros.

Isso fez disparar o consumo de TV no país, como esta coluna publicou com exclusividade esta semana.

Com a quarentena, o temor da doença e a busca por informações, os canais de notícia dispararam em audiência. Isso é possível ver no ranking abaixo, com a GloboNews como líder.

O segundo fato foi a estreia da CNN Brasil, um investimento de centenas de milhões de reais e que chacoalhou o jornalismo não só da TV paga, mas também da TV aberta.

Porém a CNN só estreou no dia 15. Portanto, seu índice de ibope só tem metade do mês. Mesmo assim o canal ainda ficou à frente de veteranos como BandNews, Fox Sports, Warner Channel, TLC e Animal Planet, entre outros.

Na média integral de abril ela certamente já estará entre os top 3, segundo os dados prévios obtidos pela coluna até o momento.

A medição abaixo é do mês de março entre 7h e 0h, que é o chamado "horário comercial" da TV (tanto a aberta como paga). Essa faixa compreende cerca de 85% dos anúncios.

Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 100 mil domicílios com pontos de TV por assinatura.

Cada domicílio, segundo a metodologia que é baseada em dados do IBGE, tem cerca de 3 moradores.

A TV paga em março no Brasil - 20 mais

1 - GloboNews - 0,810
2 - Viva - 0,664
3 - Cartoon Network - 0,610
4 - AXN - 0,480
5 - Home & Health - 0,475
6 - Multishow - 0,463
7 - Universal - 0,426
8 - Discovery Kids - 0,411
9 - Discovery Channel - 0,411
10 - Megapix - 0,391
11 - SporTV - 0,371
12 - Gloob - 0,361
13 - Telecine Pipoca - 0,343
14 - Telecine Premium - 0,330
15 - Telecine Action - 0,321
16 - ID - 0,321
17 - TNT - 0,318
18 - Fox Channel - 0,315
19 - CNN Brasil - 0,306

20 - Nickelodeon - 0,306

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Ricardo Feltrin