Topo

Ricardo Feltrin

Vírus suspendeu 6.000 shows por mês no país, estima Ecad

Ivete Sangalo e Claudia Leitte - MARCUS HERMES / Divulgação
Ivete Sangalo e Claudia Leitte Imagem: MARCUS HERMES / Divulgação

Colunista do UOL

04/08/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ecad (Escritório de Arrecadação e Distribuição de direitos autorais) calcula que, desde março, quando explodiu a pandemia de coronavírus no Brasil, ao menos 6.000 eventos musicais ou com música mecânica "desapareceram" a cada mês.

Lembrando que esses são apenas os shows legalizados e registrados, que recolheriam as porcentagens referentes a direitos autorais e de execução. Há uma infinidade de shows "clandestinos" no país.

A suspensão de shows paralisou toda a cadeia de entretenimento. De estrelas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, a shows de intérpretes e de bandas "cover" em bares, restaurantes e boates.

Por causa disso o órgão está anunciando um grande plano de desconto no pagamento de direitos autorais, por empresários e empresas, que vai durar ao menos até o final de 2021.

É a segunda ação de grande impacto do órgão no sentido de minimizar as agruras dos artistas e compositores diante da pandemia no país e da consequente queda de arrecadação nos últimos meses.

Em abril o Ecad já havia anunciado a antecipação do pagamento de R$ 14 milhões a artistas e compositores de baixa renda.

Veja como serão os descontos que começam já este mês:

- Desconto de 50% nos licenciamentos que considerem os percentuais sobre a receita bruta ou custo musical, passando de 10% para 5% (música ao vivo); e de 15% para 7,5% (música mecânica);

- Terão direito a essa redução os clientes que estiverem em dia com o pagamento de direitos autorais;

- Os shows e eventos em caráter beneficente recebem mais 30% de desconto, passando de 5% para 3,5% (música ao vivo) e de 7,5% para 5,25% (música mecânica);

- No caso de shows de caráter religioso e ingresso com direito a bufê e/ou open bar, e para os promotores que disponibilizarem acesso online ao borderô de bilheteria via "ticketeira", oferecemos uma redução extra de 15%;

- Não será possível acumular o desconto de 50% para clientes permanentes, e esse valor também não será aplicado a determinados festivais de música e congêneres a partir de valores que estão estipulados nesta ação.

Para obter mais detalhes e esclarecer dúvidas, os promotores de shows e eventos devem entrar em contato com as unidades do Ecad em todo o país.

"O Ecad é comandado por uma gestão coletiva, formada por compositores, intérpretes, músicos, produtores e editores. O órgão defende os direitos (mundialmente) protegidos que garantem a estes profissionais a justa remuneração pelo uso público de suas músicas", diz a entidade.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops