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Ricardo Feltrin

Em um ano, uso da TV para streaming cresce 137% em SP

Série "nerd  "The Big Bang Theory" pode ser vista no serviço Globo Play - Reprodução / Internet
Série "nerd "The Big Bang Theory" pode ser vista no serviço Globo Play Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

09/08/2020 13h41

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Além de já ser a segunda maior audiência do país e das principais capitais, só ficando atrás da Globo, os serviços de streaming dão mostra que ainda têm fôlego para crescer mais e chegar a mais lares.

Dados exclusivos de ibope mensurado pela Kantar Ibope Media mostram que somente entre julho de 2019 e julho deste ano o consumo de conteúdo em streaming cresceu 126% em pontos de ibope —passou de 3,1 pontos para 6,9 pontos na Grande São Paulo.

Cada ponto na região equivale a cerca de 75 mil domicílios sintonizados. O período analisado é das 7h à 0h.

Na contramão ficaram os canais pagos, que em julho do ano passado fecharam com média de 7,5 pontos e este ano marcaram 5,7 pontos, uma queda de 24%.

Outro dado que chama a atenção é o uso dos aparelhos de TV para acessar streaming.

Entre canais abertos ou pagos o Ibope mede o share (ou seja, a porcentagem de aparelhos de TV ligados que estão sintonizando este ou aquele canal).

Pois bem, no ano passado, entre 7h e 0h o share do streaming era de 6,2% (seis em cada TVs ligadas vendo streaming). Este ano o índice já está em 14,7% —um crescimento impressionante de 137%. Ou seja, quase 15 em cada 100 TVs ligadas estão vendo conteúdo em streaming.

O maior serviço de streaming no Brasil é hoje a Netflix, mas também vem crescendo empresas como o Globo Play, a Amazon e vem aí em breve mais um peso pesado no setor: a Disney.

Veja como ficou o ibope de julho na TV aberta, paga e streaming
Horário 7h à 0h (total de TVs ligadas: 47%)

Globo - 15,1 pontos
Streaming - 6,9 pontos
Canais pagos - 5,7 pontos
Record - 5,5 pontos
SBT - 5,1 pontos
Band - 2,0 pontos
RedeTV - 0,8 ponto

Fonte: Dados da Kantar Ibope Media obtidos pela coluna por terceiros; a Kantar não pode fornecer estes dados à imprensa, só aos seus clientes (as TVs).

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